SEGS Portal Nacional

Veículos

Gartner alerta fabricantes e concessionárias de automóveis para melhorarem modelos de vendas on-line por causa do coronavírus

  • Segunda, 13 Abril 2020 11:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Belleze
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Situação sem precedentes também aumenta a necessidade de serviços pós-venda sem contato

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que para mitigar uma provável queda nas vendas de carros e garantir a segurança dos funcionários e clientes durante a pandemia de coronavírus, os fabricantes de equipamentos (OEMs - Original Equipment Manufacturers, em inglês) e as concessionárias de carros deveriam fazer a transição para serviços e vendas on-line simples e de ponta a ponta.

As medidas de contenção ao COVID-19 estão forçando o fechamento de showrooms de carros em muitos países, e isso também está aumentando a exigência de um processo de compra on-line completo e eficaz. “Atualmente, a maioria dos fabricantes e concessionárias de carros nos principais mercados, incluindo Estados Unidos, China, Alemanha e Reino Unido, não oferecem um canal de vendas on-line de ponta a ponta que otimize o processo de compra”, diz Pedro Pacheco, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “Fabricantes e concessionárias deveriam configurar plataformas de vendas diretas nas quais os usuários possam comprar um carro em apenas três cliques, recebendo-o em sua casa. Este modelo deveria ser usado para configuração e inventário de automóveis.”

O Gartner recomenda investir em tecnologias de realidade aumentada e virtual para oferecer aos compradores on-line uma experiência mais abrangente ao especificar os requisitos do carro. Além disso, o investimento em um chatbot avançado com inteligência artificial poderia ajudar, respondendo a uma ampla gama de perguntas dos clientes. Os fabricantes e as concessionárias de carros também deveriam garantir total transparência dos preços para evitar problemas de preços e longas negociações, o que frustra os compradores.

Embora muitos consumidores hesitem em comprar um carro nas circunstâncias atuais, os fabricantes e as concessionárias de automóveis ainda precisam oferecer mais flexibilidade. "Os fabricantes e lojas poderiam considerar uma plataforma digital que oferecesse um modelo de assinatura baseado no uso, que permite ao consumidor escolher um carro, com a liberdade de sair do contrato em um prazo muito curto", avalia Pacheco.

Além disso, os fabricantes e as concessionárias precisam considerar o aprimoramento de sua estratégia de pós-venda. Eles deveriam criar um hub on-line onde os usuários possam comprar peças, marcar compromissos de manutenção e encontrar todas as informações em um modelo de pós-venda “sem contato”. Com essas opções, os clientes não terão contato físico com nenhuma outra pessoa, e essas alternativas podem cobrir reservas de serviços, coleta e devolução de veículos, assistência na estrada e pagamento on-line. Este é um modelo que concessionárias de carros e oficinas também podem adotar para continuar atendendo os clientes no futuro.

"A velocidade da mudança é crucial para a sobrevivência dos fabricantes e das concessionárias de carros em tempos de confinamento e insegurança", afirma o analista. "Diante do fechamento de fábricas e showrooms, é essencial que as montadoras elaborem uma forte carteira de pedidos on-line para garantir que, depois que as fábricas e as lojas reabram, elas possam se recuperar rapidamente.”

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Dez 05, 2025 Veículos

Haval H6 2026 chega a MG em apresentação exclusiva na…

Dez 05, 2025 Veículos

Mercedes-Benz implementa nova campanha Because It’s…

Dez 05, 2025 Veículos

Jeep mantém ritmo forte de vendas em novembro e passa…

Dez 04, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO anuncia novo lote de veículos em…

Dez 04, 2025 Veículos

Audi do Brasil inaugura Audi e-tron experience com…

Dez 04, 2025 Veículos

JAC Caminhões anuncia chegada ao mercado brasileiro

Dez 03, 2025 Veículos

Revisão do sistema de freio do veículo garante…

Dez 03, 2025 Veículos

Férias e estrada? Veja como os gases industriais…

Dez 03, 2025 Veículos

Tecnologia de Realidade Aumentada TeamViewer acelera…

Dez 02, 2025 Veículos

Luciana Felix dá 5 dicas de manutenção preventiva para…

Dez 02, 2025 Veículos

5ª edição do Autoconcept 2025 traz ao Brasil os maiores…

Dez 01, 2025 Veículos

Dia perfeito para Piastri enquanto a disputa pelo…

Dez 01, 2025 Veículos

Procura por veículos utilitários de trabalho 0KM sobe…

Dez 01, 2025 Veículos

Vai lavar o carro? Dicas para escolher o melhor local

Nov 28, 2025 Veículos

Kia PV5 conquista o prêmio de "Van Internacional do Ano…

Nov 28, 2025 Veículos

OMODA & JAECOO celebra sua primeira participação no…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version