Proprietários do maior restaurante de comida brasileira nos EUA dão dicas de como melhorar a comunicação entre sócios
O grande volume de demandas do dia a dia, problemas econômicos que eventualmente surgem e ruídos na comunicação podem estremecer a relação entre sócios de um negocio. Entretanto, quando a falta de respeito e o ego tomam conta, as chances de todo um trabalho vir por água abaixo é grande. Para Alex Alencar, proprietário do Camila’s Restaurant, a comunicação com o seu sócio, Leo Charamba, é um exemplo de convivência com blindagem na parceria. “Eu e o Leo passamos muito tempo juntos, em diversos momentos, por isso, os nossos laços são ótimos e conseguimos conduzir a parceria tranquilamente o Camila’s juntos”, diz Alencar.
Os dois compraram o restaurante em 2013 quando o antigo dono lhes fez uma proposta, após analisar o bom trabalho que a dupla atuou no estabelecimento durante anos. “Como o Manoel (Briote) ficava no Brasil e só vinha aos EUA na época da alta temporada, quem praticamente comandava o Camila’s no restante do ano era o Leo e eu”, explica Alencar.
Os sócios trabalharam em diversas áreas dentro do restaurante, e foi neste período que começaram a entender e enxergar oportunidades no estabelecimento, criando, assim, uma comunicação importante para continuar com o bom trabalho.
Segundo Alex, além do dia a dia, problemas pessoais podem prejudicar o negócio. “Muitos empreendimentos acabaram porque a família interviu e começou a dar palpites de como continuar com as demandas. Isso não pode acontecer, as decisões devem envolver somente os sócios”, comenta o empreendedor. “Desde o início, é necessário ter muita sinceridade com o parceiro, relatando o que você gosta ou não. Além disso, a vaidade tem que ser deixada de lado e trabalhar em parceria, em prol de um bem maior”, conclui.
Sobre o Camila’s restaurant:
Fundado em 1989 em Miami e em 1994 em Orlando, o Camila’s é o maior e mais tradicional restaurante brasileiro nos Estados Unidos. Em 2013, foi comprado pelos ex-funcionários Leonardo Charamba e Alex Alencar. O Camila’s é ponto de apoio e encontro para turistas e residentes brasileiros, sendo considerado até mesmo uma ’embaixada’, onde se pode encontrar comida tipicamente brasileira como feijoada e churrasco, além de atendimento em português e programação 100% brasileira nas televisões. Hoje, o local é o mais indicado entre os restaurantes brasileiros dos Estados Unidos no maior site de viagens do mundo, TripAdvisor, que premiou o restaurante com seu selo de excelência nos últimos 5 anos.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>