Em uma empresa "quem não se comunica, se trumbica"
No mundo das mídias digitais, da velocidade da fibra óptica, da transmissão veloz de dados, de imagens e dos smartphones, não há desculpas para a falta de comunicação ser um elemento falho na relação de uma rede de franquias.
Por João Augusto Ribeiro Penna, Gerente Geral da rede Fran's Café
Para os leitores mais experientes, a famosa frase do Chacrinha não chega a ser uma grande novidade, mas mesmo para os mais novos, que não tiveram a chance de assistir os programas do Velho Guerreiro, o conceito não é totalmente estranho.
E sabem por quê? Porque a própria frase já é a prova da importância da comunicação, seja ela aplicada aos relacionamentos interpessoais ou ao mundo dos negócios.
Fiquemos, portanto, no segundo caso, mais especificamente na relação entre Franqueados e Franqueadores.
No mundo das mídias digitais, da velocidade da fibra óptica, da transmissão veloz de dados, de imagens e dos smartphones, não há desculpas para a falta de comunicação ser um elemento falho na relação de uma rede de franquias.
Temos nas mãos, todos nós, uma infinidade de canais que podem evitar problemas nos pontos de vendas antes mesmo que eles aconteçam. Chamo isso de manter a comunicação na Temperatura Alta.
Como? Mantendo a rede abastecida com as principais notícias e informações, usando esses diversos instrumentos dos quais dispomos atualmente.
Uma campanha promocional, por exemplo, pode ser acertada via e-mail marketing ou, mais rápido ainda, por um grupo de WhatsApp. Uma mudança de legislação ou uma nova regra contratual pode chegar a toda a rede instantaneamente, sem burocracia.
E o que dizer que campanhas de marketing? Internas ou para o público final, elas estão disponíveis em nossos celulares, na palma de nossas mãos.
Isso quer dizer que as mídias tradicionais estão mortas?
De maneira alguma. Elas continuam aí, prontas e eficientes, mas agora podem ser acompanhadas de suportes mais rápidos, mais amigáveis e, fundamentalmente, mais baratos.
O segredo, no entanto, não parece estar nessa ou naquela mídia, nesse ou naquele canal de divulgação. O segredo está na Temperatura da Informação, ou seja, na comunicação rápida e eficiente, capaz de manter sua rede abastecida com aquilo que é importante saber.
Aquela informação que vai evitar mal-entendidos, que vai padronizar comportamentos, que vai fazer fluir naturalmente as orientações da franqueadora e, ao contrário, levar aos franqueadores as necessidades e as carências dos franqueados.
Enfim, investir na comunicação interna é, no final, dirimir sua margem de erro. E não é preciso gastar rios de dinheiro com isso.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>