Empresas de Curitiba precisam se preparar para o e-Social
Início da inserção dos dados fiscais, previdenciários e trabalhistas começa no próximo sábado
As empresas que tiveram faturamento superior a 78 milhões de reais em 2016 precisam estar preparadas para realizar a inclusão das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas no E-social. Trata-se de sistema digital do governo que passa a disponibilizar o ambiente de testes a partir do próximo sábado, dia 1° de julho. A adesão obrigatória à plataforma será em 1° de janeiro e para as demais empresas em 1° de junho do ano que vem. Com isso, o governo espera unificar os informes de forma digital e tornar a fiscalização do cumprimento da legislação mais efetiva.
“Essas empresas têm menos de seis meses para inserir no sistema todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas do empregador, do empregado e dos órgãos contribuintes. O que temos visto é que muitas ainda não estão preparadas. A não inserção dos dados no prazo poderá acarretar em contingências”, afirma o sócio da KPMG, Valter Shimidu.
O sistema do e-Social possui cerca de 45 tabelas e 1.900 campos de conteúdo a serem preenchidos com dados referentes a quatro temas: recursos humanos, fiscal, jurídico, saúde e segurança do trabalho. Segundo o sócio, a inserção de informações das empresas no e-Social trará uma série de desafios para as empresas:
“Além da necessidade de revisar os processos tributários, trabalhistas e previdenciários para assegurar a conformidade em relação aos requerimentos legais, as empresas terão ainda que realizar uma mudança de cultura e de processos internos já que a alteração dos eventos deverá ser reportada imediatamente. Por exemplo, os pedidos de férias deverão ter antecedência de 30 dias e não será permitido dividi-las em períodos”, explica o sócio.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 174.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.
No Brasil, somos aproximadamente 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.
Twitter: http://www.twitter.com/@kpmgbrasil
Site: kpmg.com/BR
Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebook: facebook.com/KPMGBrasil
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>