Especialista alerta para cuidados com a saúde durante o Carnaval
O Carnaval chegou e, com ele, o auge do verão brasileiro. Para muitos, a festa é sinônimo de diversão ininterrupta, mas a combinação de calor extremo, exposição solar e esforço físico pode transformar a folia em um risco para a saúde. A Dra. Laura Luzia Lemos, médica de família e comunidade da rede Meu Doutor Novamed (unidades Moema e Vila Olímpia, em São Paulo), alerta que o corpo humano sente os impactos das altas temperaturas de diversas formas, desde desconfortos leves até quadros graves de insolação.
Conforme a especialista, uma das queixas mais comuns no verão é o inchaço nas pernas ao final do dia. “Isso ocorre devido à vasodilatação periférica e ao aumento da pressão capilar, especialmente em quem passa muito tempo em pé nos blocos ou sentado em viagens”, explica a Dra. Laura.
Além do inchaço, os foliões devem ficar atentos a sintomas, como tonturas, dores de cabeça e fraqueza. Frequentemente associadas ao esforço físico em ambientes quentes. As cãibras são causadas pela perda excessiva de água e sais minerais através do suor. Problemas respiratórios. O ar quente e seco pode agravar quadros de asma, rinite e bronquite, além de causar irritação nasal e tosse seca.
As frequentes ondas de calor registradas recentemente não são apenas desconfortáveis; elas podem ser gatilhos para crises de doenças crônicas. A Dra. Laura ressalta que sintomas como dor no peito, falta de ar intensa, confusão mental e desmaios são sinais de alerta máximo e exigem atendimento médico imediato. “A insolação é uma condição grave que se manifesta por febre elevada, pele quente e seca e alteração do nível de consciência. O calor pode descompensar funções cardíacas, renais e respiratórias”, alerta a médica.Embora crianças e idosos sejam os grupos mais sensíveis, a médica reforça que gestantes, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores ao ar livre também compõem o grupo de vulnerabilidade. A permanência prolongada na rua durante ondas de calor pode provocar desidratação, queda de pressão, tonturas, cansaço extremo, cãibras e risco de insolação pelo aumento da temperatura corporal. Para se prevenir e aproveitar o Carnaval com segurança, recomenda-se beber água com frequência, buscar pausas em locais com sombra e ventilação, usar roupas leves e confortáveis, aplicar e reaplicar filtro solar, além de manter alimentação leve para repor líquidos e sais minerais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>