Susep recebe delegação do órgão supervisor de seguros de Moçambique
Objetivo é a troca de experiências com relação ao Sandbox Regulatório e às inovações tecnológicas do mercado segurador
ASuperintendência de Seguros Privados (Susep), entre os dias 20 e 29 de janeiro, recebe visita técnica de representantes do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), com o objetivo de passar o conhecimento adquirido pela autarquia com relação ao Sandbox Regulatório, ao Open Insurance (OPIN) e ao Sistema de Registro de Operações (SRO), bem como trocar experiências com o supervisor moçambicano com relação a esses temas e às demais inovações tecnológicas do mercado segurador.
Na reunião de abertura, participaram, pela Susep, os diretores Júlia Lins, Jessica Bastos e Carlos Queiroz.
A diretora Júlia Lins, em sua fala inicial, destacou a importância do encontro com a autoridade de seguros de Moçambique, a ISSM, ressaltando as similaridades que existem entre os dois países e como a troca de experiências pode trazer aprendizados para ambos os supervisores de seguros. De acordo com a diretora, “incentivar a produção de inovação tecnológica nacional com o objetivo de incluir socialmente a população por meio do seguro é um objetivo estratégico da Susep e repassar os conhecimentos adquiridos ao longo dos cinco anos do Sandbox é uma honra para nós”.
Além disso, a diretora Jessica Bastos, ao falar sobre o Sandbox Regulatório, destacou como o projeto é capaz de trazer uma heterogeneidade para o mercado, ao apresentar um rol maior de produtos para diferentes públicos e atender diferentes necessidades dos consumidores.
Por fim, o diretor Carlos Queiroz frisou a importância da Associação de Supervisão de Seguros Lusófonos (ASEL) para a troca de experiências entre os países de língua portuguesa e como a associação auxilia na aproximação entre os supervisores, como é o caso do encontro com os representantes do supervisor de Moçambique.
No primeiro dia, os representantes da ISSM ainda fizeram uma apresentação sobre o mercado de seguros moçambicano e sobre o Sandbox Regulatório no âmbito do Banco de Moçambique implementado nos últimos anos.
Também estiveram presentes representantes das sociedades seguradoras com histórico de participação no Sandbox Regulatório, os quais expuseram as suas experiências práticas para o supervisor.
Nos próximos dias, a delegação da ISSM ainda terá encontros técnicos com servidores da Susep para discutir o funcionamento do Sandbox, do OPIN, do SRO e técnicas de supervisão baseada no uso intensivo de tecnologia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>