Plenária do Conec 2025 destaca inovação e digitalização no setor de seguros
Em clima de motivação, reconhecimento e troca de conhecimento, o segundo dia da 20ª edição do Congresso de Corretores de Seguros (Conec 2025) teve início em ritmo intenso. A plenária principal, dedicada ao tema “Transformação Digital na Corretagem de Seguros”, registrou lotação máxima e reuniu executivos das principais seguradoras do país, que compartilharam suas visões sobre os rumos da inovação no setor.
José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine, destacou que a companhia ouve os corretores há muito tempo, especialmente em lançamentos de produtos e serviços. “Ao ano, fazemos duas pesquisas com os corretores. Todas as vezes que vamos lançar algo, a gente compartilha com eles”, disse. Uma das iniciativas da seguradora é o “Conectados”, encontro que reúne profissionais de todo o país para conhecer a matriz da Tokio Marine e discutir melhorias. “Está no DNA da companhia fazer essa consulta”, acrescentou.
Na mesma linha de proximidade e fortalecimento do relacionamento, Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE Brasil, ressaltou as iniciativas da companhia. Ele citou o programa “Junto Resolvemos”, criado para escutar os corretores e aprimorar a jornada. “Isso sem contar a formação de um Conselho Nacional de Corretores, para que vocês [corretores] possam se sentir parte da estratégia, como são”, pontuou.
Nascimento também destacou o recém-lançado aviso de sinistro totalmente guiado por inteligência artificial via WhatsApp. “Já permite interação por voz, imagem, texto e está cobrindo o sinistro de ponta a ponta”, completou.
Outro ponto debatido durante o painel foi que, além das seguradoras, a rede de distribuição também precisa evoluir diante das novas inovações digitais. Para Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI, o corretor de seguros — independentemente do porte da corretora — pode aplicar a IA na prática. “As seguradoras vão apoiar com iniciativas para que atendam clientes mais rápidos, com menos rotinas burocráticas, mas vocês [corretores] precisam se letrar em inteligência artificial começando pequeno e escalando dentro da corretora de vocês”, refletiu Dal Ri.
Estreando como porta-voz no Conec, Paulo Kakinoff, CEO do Grupo Porto, ressaltou a percepção de que sempre há alguém à frente no desenvolvimento de tecnologia. “Hoje, nas organizações, a inteligência artificial tem estado bem avançada na aplicação: no jurídico, contabilidades, áreas que têm muita documentação, e conseguimos ganhos efetivos de produtividade, decodificação e na área de mídia”, destacou. Segundo ele, “a inteligência artificial vai ser a mais potente ferramenta de eficiência que já vimos. Mas, particularmente, não acho que vai substituir o humano”, acrescentou.
Nesse contexto, Kakinoff também ressaltou a criação da Porto AcademIA, centro de treinamento e capacitação voltado para que os corretores se familiarizem com inovações e novas tecnologias.
Seguindo a discussão, Ivan Gontijo, diretor-presidente do Grupo Bradesco Seguros, reforçou que as oportunidades de negócios crescem com as inovações tecnológicas e ferramentas de inteligência artificial. “Vai permitir que vocês [corretores] vendam um produto mais adequado ao cliente”, afirmou. “Acreditamos na venda e comercialização do produto pelo corretor, que é quem conhece e se aproxima do cliente, tornando a jornada mais fluida”, acrescentou. Para finalizar, destacou que “as únicas perdas são para seguradoras e corretoras que não estão abertas ao novo”.
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