Valorização da enfermagem melhora diretamente a qualidade da assistência à saúde
A Enfermagem mostra a sua grandeza todos os dias. O tema desenvolvido pelo Conselho Federal de Enfermagem para celebrar o dia internacional da enfermagem foi a inspiração para a programação especial comemorativa de 2025 do Hospital Badim (RJ) a estes profissionais. “Sem a enfermagem, um hospital não funciona e a enfermagem precisa ser valorizada, tem que ser olhada como uma peça de grande importância dentro da engrenagem hospitalar e que agrega muito valor na assistência”, frisou Márcio Bastos, gerente assistencial do Hospital na abertura oficial do evento. “Somos seres humanos, gente especialista cuidando de gente. É preciso estar ali: ouvir, falar, fazer essa troca com o paciente com segurança e ter um olhar profissional e com muito amor. Isso faz toda a diferença para que ele se sinta seguro”, completou Bastos, que tem formação em Enfermagem.
Este ano, a programação da Semana da Enfermagem deu voz a colaboradores da instituição para que pudessem apresentar seus trabalhos a colegas de outras equipes. Priscila Bayão e Gilvan Arêas, do setor de Educação Profissional e da comissão de organização do evento, destacam que a valorização aos profissionais da área norteou a programação. “Pensamos com muito carinho nas temáticas que seriam trabalhadas nesses dois dias, visando atender especificamente o público da enfermagem, tanto enfermeiros quanto técnicos”, disse Priscila. Arêas destacou também a importância do trabalho da Educação Profissional na busca de um cuidado de excelência. “Nós preparamos esses profissionais, dando apoio educacional, sanando dúvidas, esclarecendo sobre os protocolos adotados no nosso hospital para que sejam aplicados de forma correta na ponta, em todos os setores, sempre visando a segurança do nosso paciente”.
A coordenadora da Central de Material e Esterilização (CME), enfermeira Jeanine Moura, apresentou o trabalho realizado no setor e como a adoção de protocolos e ajustes em condutas melhorou a qualidade do serviço prestado e reduziu os custos da CME quase pela metade. “A CME é um setor essencial na unidade hospitalar, responsável pelo processamento de produtos para a saúde. Seguimos processos rígidos para a lavagem, esterilização, embalagem e até mesmo para a entrega dos materiais aos setores. Esse é um trabalho que gera custo e é preciso gerenciar bem esses gastos”, afirmou ela. “Começamos um trabalho de redução de custos no ano passado. Realizamos uma busca ativa no mercado por novas empresas e fizemos vários testes de materiais. Por fim, aprovamos um novo fornecedor, que é o que utilizamos atualmente. Com esse parceiro, mantivemos a qualidade, que não podemos perder, e conseguimos uma redução de aproximadamente 42% nos nossos custos”, destacou.
Outros temas tratados durante a programação da Semana da Enfermagem foram: Tecnologia e humanização: como equilibrar inovação e cuidado no ambiente hospitalar; Práticas da equipe de Enfermagem no pós-operatório de artroplastia total de quadril e A importância da saúde mental para os profissionais de enfermagem.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>