Aposentadoria e empresas: como apoiar financeiramente os colaboradores no futuro
Apenas 39% das organizações oferecem iniciativas de educação financeira, fator essencial para planejamento no longo prazo
A Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, chama atenção para a dificuldade dos brasileiros em se preparar financeiramente para a aposentadoria, tema que está gerando um ciclo preocupante: milhões continuam trabalhando mesmo quando já poderiam se aposentar, não por opção, mas por necessidade. Segundo a PNAD Contínua (IBGE, 2023), 1 em cada 4 pessoas com 60 anos ou mais segue economicamente ativa no país. Mais alarmante ainda: 67% dos brasileiros não fazem nenhum planejamento financeiro de longo prazo, de acordo com a Anbima.
Esse cenário de fragilidade financeira no fim da vida ativa é reflexo da baixa educação financeira da população, da falta de acesso a ferramentas de planejamento e de uma cultura que valoriza apenas o curto prazo. É nesse ponto que as empresas podem — e devem — exercer um papel transformador.
Com o envelhecimento da força de trabalho, cresce a urgência de repensar o papel das empresas na construção de um futuro mais sustentável para seus colaboradores. Mais do que oferecer salários e benefícios imediatos, é fundamental atuar de forma eficiente, promovendo educação financeira contínua e planos de previdência corporativa acessíveis, rentáveis e com adesão facilitada. Essa é uma forma efetiva de apoiar os profissionais a planejarem o futuro desde cedo e reduzirem sua dependência do trabalho em idade avançada.
Apesar disso, os investimentos em bem-estar financeiro ainda são limitados. De acordo com a última edição da Pesquisa de Benefícios da Aon, apenas 39,1% das empresas oferecem ações estruturadas de educação financeira a seus colaboradores. Esse dado é especialmente preocupante num país onde 83% da população relata dificuldades para dormir e impacto na saúde mental por conta de dívidas, segundo o Serasa. E os reflexos vão além da vida pessoal: o estresse financeiro reduz em até 25% a produtividade dos colaboradores e 52% dos empregadores acreditam que eliminar esse fator melhora significativamente o engajamento, de acordo com o 2024 Global Financial Wellbeing Report, da consultoria Nudge.
Os resultados obtidos com a ferramenta de bem-estar financeiro da Aon, solução que oferece aos colaboradores a capacidade de conhecer e gerenciar sua vida financeira de forma saudável e consciente, já comprovam a eficácia dessas iniciativas. As organizações que adotaram a solução registraram a partir dos 6 meses:
- 15% de aumento no número de colaboradores com reserva financeira;
- 10% de redução no número de colaboradores em situação de estresse financeiro;
- 28% de redução no uso de linhas de crédito pré-aprovadas, indicador direto da diminuição do endividamento descontrolado.
Esses dados demonstram que a atuação das empresas vai além do curto prazo: trata-se de construir um ambiente financeiramente saudável que impacta diretamente a longevidade profissional, apoiando os colaboradores na construção de um futuro mais seguro e planejado para o momento da aposentadoria. Isso porque, a ausência de reservas financeiras ou de um plano de aposentadoria adequado pode gerar um ciclo de dependência econômica prolongada. Por outro lado, colaboradores que desenvolvem desde cedo o hábito de poupar e investir tendem a tomar decisões mais conscientes ao longo da carreira, o que contribui para uma transição mais tranquila para a aposentadoria.
“O bem-estar financeiro também precisa ser considerado pelas organizações na estratégia de gestão de pessoas. Ainda que o impacto do estresse financeiro seja amplamente conhecido, pouco se fala dos efeitos disso a longo prazo, e apenas uma pequena parcela das empresas oferece ações de educação voltadas a este aspecto. A educação financeira, quando integrada à estratégia corporativa, funciona como um catalisador de bem-estar e produtividade e promover esse tipo de iniciativa é fundamental, ainda mais diante do envelhecimento da força de trabalho. Empresas que investem nesse pilar constroem equipes mais engajadas, resilientes e sustentáveis no longo prazo”, afirma Harenton Ribeiro, vice-presidente e head de Soluções em Wealth para o Brasil na Aon. “Além disso, o acesso a programas de orientação financeira pode acelerar o acúmulo de patrimônio e reduzir a dependência de crédito e dívidas — fatores que, com o tempo, influenciam diretamente na capacidade de se aposentar com tranquilidade”, completa.
Sobre a Aon
Aon plc (NYSE: AON) existe para dar melhor forma às decisões - para proteger e enriquecer a vida das pessoas em todo o mundo. Nossa equipe fornece aos nossos clientes, em mais de 120 países e territórios, consultoria e soluções que lhes dão clareza e confiança para tomar as melhores decisões para proteger e expandir seus negócios.
Siga a Aon no LinkedIn, X, Facebook e Instagram. Mantenha-se atualizado acessando a Aon newsroom e se inscreva aqui para receber alertas de notícias.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>