Medidores inteligentes: o que são e quais vantagens oferecem para o consumidor
Entenda o impacto da digitalização e seu impacto no setor elétrico brasileiro
A modernização do setor elétrico avança a passos largos com a crescente adoção dos medidores inteligentes (smart meters). Esses dispositivos substituem os tradicionais relógios de luz e trazem uma série de benefícios tanto para as concessionárias quanto para os consumidores. Porém, o que são esses aparelhos? Como eles estão transformando o atendimento no setor de energia?
O que são os medidores inteligentes?
Os smart meters são dispositivos digitais instalados para registrar o consumo de energia em tempo real. Diferente da leitura tradicional, eles transmitem os dados de gasto automaticamente para as concessionárias, eliminando a necessidade de leituras manuais. Após a captação, as informações são transmitidas das seguintes maneiras:
- Sinais de radiofrequência (RF);
- Redes de celulares;
- Conexões de banda larga;
- Comunicação por linha de energia (PLC).
Segundo os dados da Frost & Sullivan, no Brasil a aplicação desse sistema para consumidores residenciais na baixa tensão passará de 901 mil unidades em 2022 para 3,9 milhões em 2030, um crescimento anual composto de 20,1%. “Essa tecnologia baseada em estatísticas em tempo real é uma modernização essencial para entregar mais precisão aos consumidores e eficiência nos serviços das companhias”, observa Ariane Abreu, diretora de parcerias e negócios da Total IP+IA.
Quais são as vantagens da atualização na medição de energia?
Para Ariane, os benefícios de digitalizar e automatizar os processos devem ser explorados em diferentes setores. Nesse sentido, ela destaca cinco vantagens cruciais dessa atualização:
1.Calculo de luz assertivo
- O consumidor paga sem surpresas e consegue controlar com mais precisão o uso da energia, gerando um consumo mais consciente.
2.Autoatendimento e transparência
- Os aplicativos e painéis on-line mostram o consumo em tempo real, ajudando a identificar desperdícios;
- É possível ativar alertas automáticos sobre gastos incomuns, vazamentos ou equipamentos defeituosos.
3.Atendimento mais rápido e eficiente
- As concessionárias identificam problemas remotamente, agilizando reparos;
- Os chatbots e assistentes virtuais usam os dados para orientar clientes sobre economia de energia, bem como tirar outras dúvidas, a fim de otimizar o suporte.
4.Redução de fraudes e perdas técnicas
- Detectam "gatos", ou seja, conexões fraudulentas na rede e irregularidades na rede com maior precisão;
- Diminui prejuízos do setor. Isso resulta em tarifas mais justas para todos.
5.Sustentabilidade e energia limpa
- Facilita a integração de painéis solares e sistemas de geração distribuída;
- Incentiva práticas mais sustentáveis e uso de energias renováveis..
Esse tipo de implementação é indispensável para acompanhar a digitalização do mercado. “A energia é tudo para o dia a dia, ainda mais com tantas coisas conectadas 24h por dia. O controle do consumo e a informação para os indivíduos, de fato, terá impacto positivo para as empresas geradoras”, finaliza a especialista da Total IP+IA.
Fonte: Ariane Abreu, diretora de parcerias e negócios da Total IP+IA
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