Corretores de São Paulo Devem Ficar Atentos ao Mercado de Saúde Suplementar
O mercado de saúde suplementar e odontologia em São Paulo vive um novo ciclo de expansão e transformação, impulsionado pelo aumento da base de beneficiários, mudanças no perfil dos trabalhadores e uma maior exigência por serviços personalizados. Esse avanço, especialmente forte entre os jovens e profissionais do setor de serviços, revela uma oportunidade concreta para corretores de seguros que souberem atuar de forma consultiva e estratégica, auxiliando clientes na escolha de planos mais inteligentes, acessíveis e alinhados a diferentes fases da vida.
De acordo com dados de fevereiro levantados pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o mercado paulista para o setor registrou alta de 1,8%, na comparação com fevereiro do ano passado. Com 315,5 mil beneficiários a mais, o estado saiu na frente com o maior avanço do país, entre todas as regiões analisadas pela organização.
Para Josafá Ferreira, diretor da União dos Corretores de Seguros do Brasil e corretor de seguros, o mercado vem ganhando fôlego com a entrada de novos profissionais, sobretudo no setor de serviços. Segundo ele, a demanda aumentou com a necessidade de entregas mais ágeis e assertivas, os jovens têm ocupado esse espaço com foco no atendimento e na experiência do cliente, enquanto as operadoras seguem ajustando padrões de conforto e redes referenciadas às novas exigências.
“A expansão de novos prestadores como novos hospitais e clínicas alimentam uma demanda reprimida por cuidados específicos, onde há uma oportunidade de redução de custos de internações e uma melhor recuperação assistida”, afirma Ferreira. De acordo com o especialista, esse movimento reforça a importância de uma gestão de risco mais ativa e da oferta de planos acessíveis, especialmente para quem busca reduzir custos com o avanço da idade. Também abre espaço para opções voltadas à melhor idade, com portabilidade e cobertura mais ajustada aos históricos de saúde.
Para corretores, oportunidades à vista
Os corretores, parcela importante na conexão entre operadoras e beneficiários, devem entender que existem diversas possibilidades de novos negócios, especialmente quando há demanda consultiva e de assessoria à jornada dos clientes e beneficiários, com atenção à inclusão de serviços como descontos em medicamentos, clubes e academias, programas de pontos, telemedicina e outras facilidades.
“O corretor deve ajustar estudos para auxiliar os que já estão e os que pretendem entrar no e se beneficiar de produtos mais singulares. Os ganhos podem aumentar pelo volume de vendas mais inteligentes e não só focadas em produtos mais caros”, destaca o diretor da UCS.
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