Dia do Trabalhador: felicidade também pode ser um benefício, diz especialista
Psicologia positiva aponta que bem-estar no ambiente corporativo deve ser prioridade estratégica das empresas.
Um hábito comum entre os trabalhadores brasileiros é, ao receber uma proposta de emprego, perguntar quais são os benefícios. Entre plano de saúde, vale-alimentação, bolsa de estudo e plano de academia, poucas empresas acrescentam a felicidade. Parece abstrato, mas os trabalhadores de hoje buscam sentido, equilíbrio emocional e um ambiente saudável para exercer suas funções.
Para a especialista em psicóloga positiva Alessandra Matar, o bem-estar dos trabalhadores deve ser encarado como um verdadeiro ativo trabalhista. “Empresas que promovem conforto emocional, relações saudáveis e propósito no trabalho têm equipes mais engajadas, produtivas e com menos rotatividade. Isso é um investimento, não um gasto”, afirma.
A psicologia positiva é um campo da ciência que estuda o que faz a vida valer a pena. Quando aplicada ao ambiente corporativo, pode ajudar a criar culturas organizacionais mais humanas. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford, profissionais felizes são 13% mais produtivos, mais criativos, faltam menos ao trabalho e colaboram mais. Além disso, ambientes tóxicos aumentam o risco de afastamentos por doenças mentais, afetando diretamente os custos e a imagem das empresas
Alessandra ressalta que o mercado de trabalho está mudando, e rápido. Uma das mudanças está na forma como o trabalho é percebido. “As pessoas passaram a questionar o modelo tradicional e a repensar o que realmente importa. Hoje, qualidade de vida no trabalho inclui autonomia, segurança psicológica e reconhecimento, o que impacta diretamente nos resultados da empresa”, pontua.
Na semana em que se comemora o Dia do Trabalhador, a reflexão sobre qualidade do trabalho pode ser ampliada. Além das conquistas acumuladas ao longo dos anos e das que ainda motivam os trabalhadores, a busca passa também pela valorização do ser humano em sua totalidade. E isso inclui, de forma inegociável, a promoção da felicidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>