Um ano de escala 4x3: índices da Plongê destacam eficiência no trabalho e vida mais saudável
Consultoria de seleção de executivos é uma das integrantes do primeiro ano de projeto coordenado pela 4 Day Week Brasil; avaliação ressalta ganhos operacionais e culturais
Se no fim de 2023 era necessário explicar o que é a escala de trabalho 4x3, de onde veio a ideia e de que forma poderia ser colocada em prática, agora os resultados mensurados do primeiro ano do projeto podem falar por si: trabalhar quatro dias e folgar três, sem diluir o salário, significa menos tempo dedicado à atividade laboral, mais eficiência nos processos e vantagens à cultura organizacional e à vida dos indivíduos.
Essa é a conclusão a partir dos índices que a Plongê, consultoria de seleção de executivos, alcançou na avaliação da 4 Day Week Brazil, organização à frente do projeto piloto no país, que contou com mais de 20 empresas e quase 300 colaboradores em seu primeiro ano.
O Brasil foi o primeiro país sul-americano a participar do projeto capitaneado pela 4 Day Week Global, incentivando a redução da jornada no mundo. O modelo adotado é o 100-80-100, pelo qual se tem 100% do salário, por 80% do tempo, mantendo 100% da produtividade.
“Participamos de workshops e nos capacitamos para reorganizar os processos. Houve desafios, mas com avaliações periódicas e ajustes adequados, superamos todos eles e completamos um ano de piloto com resultados muito acima do esperado”, relata Renata Fabrini, sócia-fundadora da consultoria.
A Plongê recebeu nota máxima no resultado geral da avaliação, que mensura o impacto em recortes como trabalho, bem-estar, saúde e social. “Nós sempre acreditamos no projeto e os números que escrutinam nossa jornada comprovam a evolução do nosso time e os benefícios da proposta: trabalha-se melhor, com mais tempo para viver”, afirma a líder.
“Além de benefícios com saúde e bem-estar, já é comprovado que o modelo da semana de 4 dias tem excelentes resultados também em termos de produtividade, engajamento e criatividade, já que os profissionais aprendem a ‘redesenhar’ seu dia, focando no que realmente é importante e prioritário, além de usarem ferramentas e tecnologias para facilitar seu trabalho, como a IA”, explica Renata Rivetti, CEO da Reconnect, que liderou o piloto no Brasil para a 4 Day Week.
Para a nova jornada, o time da Plongê executou um redesenho no trabalho, contemplando frentes como priorização das tarefas mais importantes, alinhamento sobre responsabilidades claras com a liderança, questionamento de atividades não fundamentais, redução de participação em reuniões sem agenda definida, formas mais eficientes de desempenho, blocos de tempo específicos para trabalho focado em deep work, tecnologia e automação de tarefas repetitivas e melhoria da eficiência, e planejamento do dia de trabalho para maximização de produtividade.
Impactos mensurados
Entre todos os aspectos avaliados, 100% dos colaboradores responderam ter mais satisfação com o trabalho.
No item impacto no trabalho, sobressaem os resultados alcançados em melhoria da cultura organizacional, maior senso de propósito e realização, mais energia para realizar tarefas e orgulho do que fazem, além de mais criatividade e inovação. Quanto à saúde mental, 100% avaliam de boa a excelente, e 87,5% estimam que a saúde física é de boa a excelente.
Houve redução no sentimento de frustração com o trabalho (100%) e de desgaste ao fim do dia trabalhado (100%), e aumento nos de alegria e bom-humor (87,5%), vitalidade (87,5%), calma e relaxamento (37,5%), e de sensação de descanso ao acordar (62,5%).
A vida social também foi impactada pela nova jornada, com sentimento de maior colaboração (100%), melhoria na relação com gestores e líderes (87,5%) e com os pares (87,5%), além de mais energia para família e amigos (25%) e uma melhor conciliação entre vida pessoal e profissional (62,5%).
“Toda transformação exige adaptação e comprometimento. Nosso time sempre teve muita clareza em relação aos objetivos, o que permitiu desenvolver novas potencialidades e atingir as metas. Seguimos empenhados em aperfeiçoar os processos e compartilhar os resultados com a sociedade, clientes e parceiros, na intenção de promover trabalho digno e crescimento econômico, alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável”, declara Renata Fabrini.
“O futuro do trabalho nos interessa, e de uma forma sustentável e mais humana para todos”, destaca a líder da Plongê.
Sobre a Plongê
No mercado há uma década, a Plongê, empresa B certificada desde 2018, é uma consultoria de seleção executiva que procura delinear seu trabalho em busca de um mundo mais justo e mais sustentável em diversas esferas. Acreditamos que ao ajudar empresas a promoverem a diversidade entre suas mais altas lideranças, contribuímos para agendas mais inclusivas dentro dessas organizações e também para a construção de uma atuação mais inovadora no mercado e com um viés mais colaborativo e regenerativo. Para saber mais acesse o site ou visite as redes Instagram e Linkedin.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>