Patrícia Chacon fala sobre a aposta da Porto em inovação e proximidade com o corretor
A prontidão frente a desastres também foi pauta da entrevista durante o Brasesul 2025
Durante sua participação no Brasesul 2025, Patrícia Chacon, Chief Operating Officer (COO) da Porto Seguro, compartilhou os avanços e estratégias da companhia desde que assumiu a posição em dezembro de 2023. Em entrevista, a executiva destacou que seu trabalho tem se pautado pela continuidade das iniciativas em andamento, com foco na integração de plataformas e aprimoramento da jornada dos corretores de seguros.
“Desde a minha chegada, tenho trabalhado para dar continuidade ao que já vinha sendo feito, especialmente nas frentes de experiência do cliente e do corretor”, explicou. Segundo ela, uma das grandes conquistas recentes foi a integração dos sistemas das marcas Porto e Azul, o que conferiu mais agilidade às operações e resultou em altos níveis de satisfação por parte dos parceiros de negócios.
Para 2025, a executiva reforça que a prioridade da companhia segue sendo a excelência no atendimento e a entrega de experiências cada vez mais fluídas. “Acreditamos muito em processos bem estruturados, tecnologia de ponta e pessoas bem preparadas para atuar no campo. Um exemplo disso é a digitalização completa dos processos de sinistro, que hoje permite ao corretor e ao segurado acompanhar, de forma transparente, cada etapa do atendimento”, comentou.
Patrícia também destacou a atuação da seguradora frente a eventos climáticos extremos, como as enchentes que atingiram Porto Alegre, em maio de 2024, e as fortes chuvas em São Paulo no início do ano. “A prontidão para agir quando um imprevisto acontece é algo que temos reforçado. Mobilizamos mais de 200 prestadores para apoiar tanto clientes quanto não clientes. Nosso objetivo é estar ao lado das pessoas para que consigam recomeçar suas atividades o quanto antes”.
Inovações tecnológicas e crescimento
No campo da tecnologia, a COO da Porto Seguro afirmou que a companhia mantém uma postura de obsessão pela entrega de jornadas fluídas. “Queremos que cada interação gere mais confiança na marca. Para isso, contamos com times ágeis, squads que trabalham com excelência operacional e foco constante na experiência. Monitoramos tudo por NPS, o que nos permite saber onde estamos evoluindo e onde ainda podemos melhorar”.
Sobre as estratégias para crescimento em 2025, Patrícia foi enfática ao apontar três grandes frentes: cross selling, diversificação dos ramos e atuação com múltiplas marcas. Com uma base de mais de 18 milhões de clientes, a companhia aposta na venda cruzada como caminho para oferecer soluções completas. “Queremos que o cliente que tem seguro de automóvel também tenha proteção para a residência, o celular, a empresa. Isso fortalece o relacionamento e amplia as oportunidades para os corretores”.
O crescimento expressivo nos seguros de vida, residenciais e empresariais, com taxas acima de dois dígitos em 2024, também demonstra o sucesso da estratégia de diversificação. E, para dar conta dessa expansão, a companhia segue fortalecendo sua rede de distribuição. “A receptividade no Sul do Brasil tem sido incrível. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos dos corretores”, acrescentou.
Por fim, Chacon ressaltou a importância de um portfólio robusto e adaptado a diferentes perfis de clientes. Atualmente, a Porto opera com quatro marcas no segmento de automóveis: Porto, Itaú, Mitsui e Azul, cada uma voltada a um tipo específico de consumidor. “O corretor pode oferecer o produto ideal com o respaldo da Porto, mesmo quando vende uma apólice da marca Itaú, por exemplo. Isso fortalece a confiança na venda e garante a melhor experiência para o segurado”, concluiu a executiva.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>