Pesquisa da ADP mostra aumento no engajamento dos trabalhadores
Brasileiros estão entre os três mais comprometidos com o trabalho em todo o mundo
De acordo com estudo da série de relatórios “People at Work 2025”, do ADP Research, um em cada cinco trabalhadores no mundo se declarou totalmente engajado no trabalho, um recorde no comparativo com dados coletados na última década.
No Brasil, 27% dos respondentes afirmam estar comprometidos com o trabalho, dado que coloca o País na terceira posição entre as 34 nações estudadas. A pesquisa também revela que os homens são significativamente mais participativos do que as mulheres. Em 2025, 31% deles se sentem totalmente engajados (cinco pontos percentuais mais que em 2024), enquanto, entre elas, o índice é de 22%, após uma queda de nove pontos percentuais.
“Houve transformações significativas no ambiente de trabalho. O desemprego global está próximo dos níveis mais baixos da história e os empregadores têm inovado na forma como investem em seus funcionários, fatores que ajudaram a impulsionar o engajamento global”, afirma Nela Richardson, economista-chefe da ADP.
“Nossa pesquisa mostra um avanço em cinco pontos percentuais no índice de trabalhadores que relataram se sentir totalmente engajados, desde a pandemia, passando de 14%, em 2020, para 19%, em 2025”, diz Mary Hayes, diretora de pesquisa de Pessoas & Performance do ADP Research. “O estudo destaca que a geografia, o local de trabalho – seja no modelo híbrido, presencial ou remoto – e a participação em uma equipe de alto desempenho têm um impacto significativo nos níveis de engajamento dos funcionários”.
O estudo do ADP constatou, ainda, que o modelo de trabalho pode influenciar no engajamento de funcionários. Em números globais, 56% dos trabalhadores entrevistados afirmam trabalhar presencialmente todos os dias, aumento de dois pontos em relação ao ano passado e de oito pontos percentuais em relação a 2022. Apenas 12% trabalham de maneira remota e 32% atuam em modelo híbrido, uma redução de dois pontos percentuais em comparação ao ano anterior.
No Brasil, 53% dos trabalhadores atuam exclusivamente de modo presencial, enquanto 35% permanecem no híbrido e 12% estão inseridos no modelo remoto. Aqueles que têm a oportunidade de desempenhar seus papeis no sistema híbrido são os que se sentem mais engajados (32%). E há uma razão para isso: não apenas os empregadores têm solicitado o retorno parcial do trabalho presencial, mas os colaboradores também têm escolhido ampliar sua presença nos escritórios. Outro aspecto relevante é que a autonomia apresenta um impacto significativo nos níveis de engajamento. Pessoas com liberdade para escolher o modelo de trabalho são muito mais engajadas.
Senso de pertencer à melhor equipe é essencial
Em muitas funções não há alternativa: só é possível atuar presencialmente. Nesses casos, promover o senso de pertencimento à uma equipe de alto desempenho, se mostra uma estratégia fundamental para impulsionar o engajamento. Os dados da People at Work evidenciam que embora a grande maioria dos trabalhadores (90%) integre uma equipe, os 52% dos que consideram pertencer a uma equipe de alto desempenho sentem-se totalmente engajados, enquanto 10% daqueles que não se reconhecem nesse cenário consideram-se totalmente engajados.
Metodologia da série de relatórios “People at Work 2025”
Pela primeira vez, o relatório “People at Work” é baseado na Pesquisa Global da Força de Trabalho do ADP Research, um estudo robusto conduzido regularmente desde 2015. A pesquisa foi desenvolvida pela equipe de analistas do ADP Research, que busca obter informações sobre o mercado de trabalho a partir da perspectiva dos próprios trabalhadores. O objetivo é fornecer insights que possam melhorar o mundo do trabalho ao compreender melhor as expectativas e sentimentos dos funcionários.
Com base em dados de pesquisa de quase 38.000 trabalhadores em 34 mercados de seis continentes, o “People at Work 2025” apresenta uma amostra representativa da força de trabalho global, permitindo comparações regionais e entre mercados sobre o sentimento dos trabalhadores nas regiões da Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio/África e América do Norte.
Sobre o ADP Research
A missão do ADP Research é tornar o futuro do trabalho mais produtivo por meio de descobertas baseadas em dados. Empresas, trabalhadores e formuladores de políticas contam com nossos dados e perspectivas únicas para tomar decisões informadas que impactam locais de trabalho ao redor do mundo.
Sobre a ADP (NASDAQ – ADP)
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