Governança e estratégia: pilares para o crescimento empresarial
Conselheira de administração, Jurema Aguiar de Araujo destaca a importância do conselho corporativo para a longevidade e prosperidade das empresas
A governança corporativa, conjunto de processos e estruturas que orientam as organizações, tem papel essencial no crescimento sadio das empresas. Pautada nos pilares de sustentabilidade, equidade, transparência, responsabilidade e prestação de contas, mais do que um conjunto de regras, reúne ações práticas no intuito de garantir eficiência e a criação de valores para os stakeholders.
Jurema Aguiar de Araujo, conselheira administrativa, especialista em governança corporativa e membro da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), destaca a importância da estruturação de conselhos de administração como ponto principal para o sucesso empresarial. Com mais de 30 anos de experiência como executiva C-Level em setores como alimentos, higiene, cosméticos e farmacêutico (como M.Dias Branco/Adria, Bunge Alimentos, Hypera Pharma e Avon (atual Natura &Co), ela participou ativamente de processos de reestruturação, expansão de negócios e inovação. Foi a executiva que desenvolveu as linhas funcionais de Engov (Engov After e Engov UP), dobrando o faturamento da marca, e reposicionou a marca Neo Química com a celebração dos 60 anos.
A adesão das empresas de capital aberto às boas práticas de governança corporativa vem crescendo no Brasil. Entre 2019 e 2024, o percentual das que seguem as recomendações do “Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas”, guia que orienta as companhias sobre o tema, aumentou de 51,1% para 67%.
Para a especialista, que atua como membro do Comitê de Estratégia & Inovação da Indústria Cellera Farma e contribuí para a construção da estratégia do modelo de negócio de promoção e distribuição de medicamentos OTC no Brasil, uma governança corporativa bem moldada vai além do cumprimento de normas e impacta na capacidade de atrair investimentos, gerenciar riscos e alavancar o mercado. “O conselho de administração é fundamental para assegurar a viabilidade econômica e financeira da organização no longo prazo, orientando as decisões estratégicas para um crescimento sustentável”, afirma Jurema.
O amadurecimento das práticas de governança no Brasil é um diferencial para as empresas se destacarem no mercado competitivo. Jurema alerta que um conselho atuante e estratégico pode evitar crises, alinhar interesses e fortalecer a cultura organizacional. “A governança é uma ferramenta poderosa para a criação de valor e prosperidade. Empresas que adotam essa abordagem conseguem alinhar os interesses de acionistas, colaboradores e consumidores, promovendo um crescimento sustentável e responsável”, comenta.
Fortalecer a corporação deve ser uma prioridade para qualquer empresa que mira expansão e longevidade. Conselhos administrativos eficientes, formados por profissionais com experiência e visão estratégica, antecipam possíveis desafios e conseguem transformar riscos em oportunidades.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>