Corretora de Seguros ou central de assistência 24h?
Nós, corretores de seguros continuamos tendo desgastes com as assistências 24h das seguradoras.
E, de acordo com o Código de Defesa do consumidor, o distribuidor também é responsável pelo produto que vende.
Uma pessoa faz um seguro de automóvel, paga o prêmio correspondente aos serviços de assistência 24h e quando ele precisa da assistência, é aquele “perrengue” que nem preciso detalhar aqui, todos nós já passamos por isso.
E, o que fazer em uma situação dessas?
Já soube de corretor que foi trocar o pneu do carro do segurado... Um amigo meu, corretor de seguros , já foi dar carga na bateria, e por aí vai...
Corretor de seguros presta serviços para o seu cliente ( segurado ) e não para a seguradora, ou isto é somente na teoria?
O mais comum é o corretor ou o segurado chamar um guincho de forma particular e depois “brigar” pelo reembolso, mas vejam:
O segurado já pagou adiantado para a seguradora através do prêmio, e vai ter que desembolsar valores para um guincho? Sem falar de que ele vai precisar primeiro encontrar algum prestador.
A partir do momento em que o corretor vai em busca de um guincho, ele está fazendo o papel de uma central de assistência 24h. Está trabalhando para a seguradora, e não para o segurado, e este trabalho, é remunerado?
A seguradora informa que não há guinchos disponíveis, ou então informa que nenhum prestador deu o aceite no serviço, mas, e por quê um corretor de seguros sem a estrutura de uma central de assistência 24h consegue acionar um guincho particular?
E o risco? Sim o risco. Quando uma seguradora aciona um guincho de sua rede de prestadores, a responsabilidade é da seguradora. Uma vez um carro de um cliente meu desceu da plataforma, colidiu em um poste e os danos foram cobertos pelo seguro do guincho. E quando nós, corretores acionamos um guincho particular, sabemos se o mesmo tem seguro? Sabemos o CPF do motorista? Ou seja, damos um tiro no escuro, contando com a sorte.
É preciso que as seguradoras tenham a consciência de fazer valer o contrato do seguro, contrato este que a mesma o redigiu. É preciso que as seguradoras zelem mais pelo bom nome que têm no mercado.
É preciso que as seguradoras vistam a “própria camisa”.
E quanto a nós, corretores?
Na maioria das vezes nos desdobramos, vestimos a nossa própria camisa, vestimos a camisa do segurado e também vestimos a camisa da seguradora, “aparando” todas as arestas e “arredondando” a situação com o cliente (segurado), muitas vezes dando desculpas de modo a não denegrir a imagem das seguradoras.
É certo ter que se "virar" para conseguir um guincho? É certo fazer a vez da assistência 24h de uma seguradora? É certo fazer este trabalho de graça?
E os reembolsos? Tem seguradora que leva quase 01 mês para reembolsar. E já consultaram os valores dos reembolsos nas condições gerais?
Tem seguradora que reembolsa apenas R$ 35,00 em alguns serviços, como carga de bateria e troca de pneus e R$ 100,00 para um guincho.
Está mais do que na hora de revermos tudo isso.
Abraços
Marcelo Monteiro - Corretor de Seguros
Santos-SP
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>