Inteligência artificial: um aliado estratégico dos autônomos na era digital
Em um entorno profissional cada vez mais competitivo e digitalizado, a inteligência artificial se posiciona como uma ferramenta chave para o crescimento e a eficiência dos autônomos. Essa tecnologia oferece um leque de vantagens que transformam a maneira com que os profissionais gerenciam seus negócios e se relacionam com seus clientes.
Melhoria de produtividade e automatização de tarefas
A IA permite aos autônomos automatizar tarefas repetitivas e administrativas, liberando um tempo valioso que pode ser destinado a atividades estratégicas que impulsem o crescimento de seus negócios.
Otimização da relação com os clientes
As funcionalidades de uma Inteligência artificial também podem oferecer ferramentas como chatbots ou assistentes virtuais, que melhoram a comunicação e o atendimento ao cliente. Estas ferramentas permitem responder perguntas frequentes, gerenciar reservas e suporte personalizado 24 horas por dia e 7 dias por semana. Um informe oferecido pela Botpress revelou que 62% dos consumidores preferem utilizar um chatbot do que esperar por um colaborador humano quando buscam um atendimento ao cliente.
De acordo com Carlos Alcarria, sócio cofundador da Cronoshare, uma plataforma que coloca autônomos de diferentes setores em contato com clientes que precisam de serviços: “Já começamos a incorporar a inteligência artificial em algumas de nossas funcionalidades que podem ser acessadas por todos os autônomos registrados em nossa plataforma. Isso permitirá criar uma relação ainda melhor com os clientes e aprimorar suas comunicações”.
Análise de dados e tomada de decisões
A IA proporciona aos autônomos a capacidade de analisar grandes volumes de dados e obter informações valiosas para a lucratividade de seus negócios, tendências de mercados e comportamentos de seus clientes. É o caso da Cronoshare, que, graças a implementação da Inteligência Artificial, processa e analisa um alto volume de informações internas para identificar padrões, elaborar predições, melhorar sua atenção ao cliente e os perfis dos profissionais registrados.
Esta informação permite a tomada de decisões mais confiante e estratégica. Por exemplo, segundo um estudo realizado pela Amazon Web Services, 53% das empresas espanholas do setor financeiro já empregam a IA em sua rotina.
O futuro já está presente na interação humanos e IA online
A IA permite aos autônomos personalizar a experiência de seus clientes oferecendo produtos e serviços adaptados as suas necessidades e preferências pessoais. Esta personalização fomenta a fidelização dos clientes e aumenta as oportunidades de venda.
? Disponibilidade 24/7: os chatbots e assistentes virtuais impulsionados pela IA podem oferecer uma atenção ao cliente constante. Isso significa que os clientes podem obter respostas as suas perguntas e resolver seus problemas em qualquer momento, de qualquer lugar, sem se importar com a hora ou dia da semana.
? Respostas rápidas e precisas: os sistemas de IA, ao analisar um volume impressionante de dados, podem proporcionar respostas rápidas e precisas as consultas realizadas pelos clientes. Isso reduz o tempo de espera e melhora a eficiência na resolução de problemas.
? Personalização escalável: além de permitir personalizar a experiência dos clientes em grande escala, os chatbots podem acessar a informação sobre o histórico de interações do usuário, suas preferências e necessidades específicas para oferecer respostas e soluções personalizadas.
? Automatização de tarefas repetitivas: supõe automatizar tarefas repetitivas e tediosas, como responder perguntas frequentes, processar solicitações de rotina e proporcionar informações básicas. Isso libera os agentes humanos para que foquem em tarefas mais complexas e que requeiram um toque humano.
? Redução de custos: ao automatizar tarefas e melhorar a eficiência, a IA pode ajudar a reduzir custos operacionais no departamento de Atendimento ao cliente. Isso permite que as pequenas empresas possam otimizar seus recursos e oferecer um serviço mais rentável.
?Melhorar a satisfação dos clientes: oferecer respostas rápidas, precisas e personalizadas pode melhorar a satisfação dos clientes. Os usuários valorizam a capacidade de obter ajuda e resolver sus problemas de maneira eficiente e sem complicações.
? Melhorias contínuas: o fato de analisar uma quantidade massiva de dados sobre interações de clientes, facilita a identificação de padrões, tendências e áreas de melhora. Esta informação pode ser utilizada para otimizar os processos de atenção ao cliente e melhorar a qualidade do serviço.
? Escalabilidade: permite as pequenas empresas escalar suas operações de atenção ao cliente de maneira fácil e eficiente. Os chatbots podem trabalhar com um alto volume de consultas simultâneas, o que significa que as empresas podem atender a um número maior de clientes.
? Complemento ao trabalho humano: é importante destacar que a IA não substitui por completo o trabalho humano de atendimento. Ela complementa o trabalho dos agentes humanos, permitindo que seu foco esteja em tarefas mais complexas e que exijam empatia, criatividade e pensamento crítico.
Criação de empregos
De acordo com dados publicados pela Organização das Nações Unidas, estudos apontam que entre 8% e 14% dos empregos poderiam ter melhor produtividade graças a IA. Apesar de parecer uma cifra relativamente pequena, é importante considerar o impacto significativo que a Inteligência Artificial terá para a criação de empregos.
Definitivamente, a inteligência artificial se converteu em um poderoso aliado para os autônomos e pequenas empresas que desejam melhorar a sua produtividade, otimizar sua relação com os clientes e tomar decisões mais confiantes. Ao adotar esta tecnologia, os autônomos podem estar na dianteira da inovação e garantir o sucesso de seus negócios na era digital. Inclusive, segundo a pesquisa “The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise”, 51% das organizações que adotaram a IA notaram um aumento significativo nos lucros, com 7% dos casos reportando um retorno financeiro considerável.
Sobre a Cronoshare
A Cronoshare é uma plataforma online que se dedica a fazer a ponte entre clientes e profissionais de serviços locais. Com sede em Valência, Espanha, já opera em mais 4 países: Brasil, Itália, México e Chile. Atualmente, conta com mais de 2 milhões de usuários registrados e recebe, anualmente, um volume superior a 500.000 solicitações de orçamento, gerando um impacto econômico superior a 8 milhões de euros anuais para os profissionais cadastrados. A Cronoshare auxilia aos usuários a comparar orçamentos e encontrar um profissional adequado aos seus projetos pessoais através de um Marketplace com mais de 200 serviços intermediados.
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