Encerramento do Movimento SOS Cheias RS emociona com apresentação teatral
Evento também foi marcado por homenagem à solidariedade do mercado segurador gaúcho
Na tarde da terça-feira, 17, integrantes do mercado segurador gaúcho puderam conferir a emocionante apresentação da peça teatral Rua da Esperança, que marcou o encerramento oficial do Movimento SOS Cheias RS. Realizado com a participação de alunos das escolas EMEF São Pedro, do bairro Lomba do Pinheiro, e EEEF Ministro Poty Medeiros, do bairro Rubem Berta, o evento simbolizou não apenas o fechamento de um ciclo, mas também a celebração da resiliência e da solidariedade que emergiram em meio às adversidades.
A iniciativa, que uniu o mercado segurador em prol das famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, ganhou novos contornos com a produção e distribuição do livro Rua da Esperança. Na peça teatral, Samuel Portela Kiriyama, aluno do 5º ano da EEEF Ministro Poty Medeiros, foi o narrador da história, enquanto seus colegas deram vida aos personagens em cena.
Durante o evento, um momento especial emocionou os presentes: a apresentação de um cartaz produzido pelos alunos do terceiro ano da EMEF São Pedro, chamado de “mural da gratidão”. A professora Janaina Lins explicou que a produção foi inspirada pelo contato direto com a escritora do livro e as experiências compartilhadas pelas crianças. “Mesmo estando em uma região mais alta, nossos alunos foram pequenos heróis e contribuíram com o que podiam. Esse mural é a expressão do agradecimento deles”, contou Janaina.
A professora Jane Manssur, uma das organizadoras do movimento, também se dirigiu às crianças e suas famílias, destacando a importância da educação e dos valores compartilhados durante essa jornada. “Eu disse para crianças que estão aqui hoje: estudem bastante para chegarem aqui, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Eu vou estar esperando por vocês”, afirmou a educadora, arrancando aplausos da plateia.
César Saut, vice-presidente corporativo da Icatu Seguros e presidente da Rio Grande Seguros e Previdência, patrocinadoras do livro, compartilhou uma reflexão pessoal sobre as lições deixadas pela tragédia climática. “A enchente mostrou a fragilidade das pessoas, mas também a igualdade entre todos nós. Todos sofremos iguais, porque somos iguais. Como as crianças cantaram o hino, que nossas façanhas sirvam de modelo a toda a Terra”, destacou Saut.
Sobre o movimento
O Movimento SOS Cheias RS foi um exemplo de como a união pode transformar desafios em histórias de esperança. Desde seu início, o projeto mobilizou entidades do mercado segurador para levar ajuda material e emocional às vítimas das enchentes. O livro Rua da Esperança e sua disseminação nas escolas tornaram-se um poderoso instrumento de educação e sensibilização.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>