Para 72% dos trabalhadores da geração Z, o propósito no trabalho vale mais que o salário mensal
Pesquisa da Pluxee revela que os jovens da geração Z buscam sentido e impacto na carreira, redefinindo o conceito de sucesso profissional ao priorizar bem-estar, flexibilidade e propósito sobre evolução.
A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2012, está redefinindo o conceito de sucesso no mercado de trabalho, com foco em valores que vão além dos salários. Uma nova pesquisa da Pluxee, parceira líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores, com base em uma amostra de 2.151 participantes de diferentes gerações, revela que 72% compartilham que ter um propósito no trabalho, atualmente, é um dos fatores determinantes para quem busca fazer a diferença não só no ambiente corporativo, mas fora dele também.
Liderança: mais que status
Embora a estabilidade financeira ainda seja importante para 70% dos trabalhadores de diferentes idades, os nativos digitais da GenZ se destacam pela busca por experiências de trabalho significativas e sustentáveis. A pesquisa aponta que mais da metade (51%) dos jovens manifestam interesse em cargos de liderança, movidos por um desejo mais focado em fazer a diferença em suas funções e não apenas pelo status.
“O que observamos na Geração Z é uma combinação única de ambição e valores”, afirma Monica Torquato, Gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Pluxee. “Esses jovens estão em busca de carreiras que façam sentido, onde possam alcançar segurança financeira e, ao mesmo tempo, contribuir para um ambiente de trabalho saudável e alinhado com seus ideais. Essa abordagem mais silenciosa, focada nos impactos que a vida profissional pode gerar na vida pessoal, desafia as empresas a adaptarem suas práticas.”
Valores e bem-estar em primeiro lugar
Outros dados do levantamento da Pluxee reforçam essa tendência: 62% dos trabalhadores do grupo Z priorizam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, que estejam em sintonia com seus valores, alavancando questões importantes como a diversidade e inclusão, seguido por oportunidades de desenvolvimento profissional e flexibilidade entre vida pessoal e profissional. O estudo também aponta que 76% destacam a saúde mental como um aspecto importante no ambiente profissional, reforçando a exigência por locais que promovam bem-estar.
“A Geração Z é uma força silenciosa, mas poderosa; sua ambição é profunda e movida por um propósito maior”, observa Torquato. “Estamos falando de uma geração que busca mais do que apenas um bom salário — eles anseiam por experiências que nutram sua qualidade de vida e satisfação pessoal. Para conquistar e manter esses talentos, as empresas precisarão inovar, rompendo com velhos paradigmas e oferecendo ambientes que realmente façam a diferença na vida desses jovens.”
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