Logo
Imprimir esta página

Durante a realização de um exame ginecológico, uma paciente sofreu queimaduras na vagina

Dorival Alves de Sousa Dorival Alves de Sousa

Uma senhora residente em Ceilândia, Brasília, DF, relatou que contratou os serviços médicos de uma clínica para a realização de um exame de colposcopia, um procedimento ginecológico.

A paciente afirma que a médica ginecologista indicada pela clínica, responsável pela realização do exame, informou que utilizaria ácido acético com concentração de 5%. No entanto, o procedimento foi interrompido após a médica constatar que o ácido havia atingido a parte externa da vagina da paciente, causando queimaduras na vulva e nos glúteos.

Diante das queimaduras, a médica comentou que o ácido acético poderia ter sido alterado para uma concentração superior à indicada.

A paciente alega que as queimaduras trouxeram prejuízos à sua vida sexual e danos estéticos, pois as lesões causaram constrangimentos durante os seis meses do tratamento, além de dor e incômodo ao sentar e se movimentar, o que prejudicou suas atividades diárias e profissionais.

Insatisfeita com a explicação da médica, a paciente ajuizou uma ação de danos morais, requerendo a condenação da clínica médica em R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Nos autos, consta que a paciente entrou em contato com a médica, que negou a ocorrência de erro e argumentou que o exame havia sido realizado exclusivamente na área interna.

A Juíza do 3º Juizado Especial Cível de Ceilândia, Brasília (DF), condenou a clínica médica a indenizar a paciente em R$ 6.000,00 (seis mil reais). Cabe recurso da decisão.

Fatos como este servem de alerta para médicos, hospitais e clínicas quanto à necessidade de contratar um Seguro de Responsabilidade.

A prática médica em uma clínica envolve uma série de responsabilidades e desafios, sendo essencial garantir a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

A importância do Seguro de Responsabilidade Civil Médica para Clínicas é imensurável.

Em uma clínica, inúmeros profissionais realizam consultas e procedimentos diariamente, e caso algum paciente se sinta lesado em um desses procedimentos, pode buscar seus direitos e processar tanto o profissional que realizou o atendimento quanto a clínica onde ele atua.

Nos últimos 10 anos, houve um aumento significativo na judicialização contra profissionais da saúde. Para se ter uma ideia, em média, a cada hora, cinco profissionais da área da saúde são processados no Brasil. Por esse motivo, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional se tornou um aliado importante na gestão de riscos de clínicas médicas e odontológicas, com o objetivo de minimizar os prejuízos, visto que os gastos costumam ser altos em tais demandas.

A contratação adequada do Seguro de Responsabilidade Civil é fundamental para clínicas de todos os tamanhos e especialidades. O seguro pode servir a diversas situações, como erros médicos, infecções hospitalares e má conduta, proporcionando segurança financeira e jurídica.

Por fim, contratar o seguro por meio de um profissional corretor de seguros especializado garante que todas as necessidades de proteção sejam atendidas, com um processo simplificado e eficiente

Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros no Distrito Federal (Sincor-DF) e delegado representante da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT
3º Juizado Especial Cível de Ceilândia
Número do processo: 0723163-50.2024.8.07.0003


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto