Consumidores preferem avaliações de usuários comuns, mas influenciadores seguem relevantes, aponta estudo
A Pesquisa sobre o Consumidor Online 2024 do Capterra reuniu a opinião de 497 consumidores brasileiros sobre quais elementos os influenciam a realizar uma compra de produtos ou serviços online
Os influenciadores se tornaram embaixadores de marcas, produtos ou serviços nos últimos anos, o que levou algumas companhias a investir fortemente em campanhas com essas personalidades.
No entanto, novo estudo da plataforma de comparação de softwares Capterra mostra que, na realidade, as avaliações de usuários comuns (53%) tiveram mais importância para os consumidores do que as resenhas de influenciadores digitais (18%) na compra de novos produtos ou serviços online nos últimos 12 meses.
E a preferência não para aí: mais de 9 de cada 10 (92%) usuários tendem a confiar nas avaliações de produtos feitas por usuários de redes sociais que não são influenciadores.
"As avaliações de pessoas comuns podem ser consideradas mais genuína do que aquelas realizadas por influenciadores por não fazerem parte de campanhas patrocinadas. Esse fato pode dar uma visão mais realista aos consumidores sobre o que esperar da experiência com aquele produto ou serviço", explica Marcela Gava, analista sênior do Capterra responsável pelo estudo.
Mas isso significa que o marketing de influenciadores está em decadência? A resposta é não.
O levantamento do Capterra mostra que, no final, 74% dos consumidores entrevistados possuem algum grau de confiança nas resenhas de produtos feitas por influenciadores digitais, provando que também há relevância neste tipo de estratégia.
"Mais do que uma simples recomendação de produtos, para passar confiança, as marcas podem pensar em outros formatos de conteúdo, como demonstrações de uso, sessões de perguntas e respostas e criação de narrativas pessoais relacionadas ao produto promocionado", conclui Gava sobre campanhas com influenciadores.
Sites de avaliação se consolida como a fonte mais confiável para review de produtos
As plataformas de avaliação, que incluem sites como Capterra, foram elencadas como a fonte mais confiável para acessar avaliações de produtos (53%). Os sites de avaliações costumam contar com sistemas de checagem de veracidade, o que pode transmitir mais confiança aos consumidores.
Avaliações de mecanismos de busca (38%) e marketplace de e-commerce (31%) também são consideradas confiáveis.
No entanto, um dos elementos que os usuários consideram menos importantes nas avaliações são a data de publicação (66%). Trata-se de um item fundamental para detectar se o conteúdo é real, já que várias resenhas escritas em um curto espaço de tempo são indicativos de que podem ter sido forjadas.
METODOLOGIA
A Pesquisa do Capterra sobre Consumidor Online 2024 foi realizada online em abril de 2024 e contou com a participação de 497 respondentes de todas as regiões do Brasil. O objetivo do estudo foi entender como o consumidor online atualmente realiza suas compras. Para participar, os respondentes deveriam fazer compras on-line várias vezes por mês ou com mais frequência.
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