Especialista do Hapvida Notredame Intermédica dá dicas de prevenção a doenças do frio
Chegou o outono, época preferida de muita gente, seja pela beleza das cores, pela moda, ou até mesmo pela temperatura um pouco mais baixa. Porém, com a mudança do clima também começam a surgir algumas doenças sazonais desse período do ano, como rotavírus, influenza, H1N1, H2N3, COVID-19 e, até mesmo, sarampo e rubéola, que podem ter surtos no inverno.
Segundo o clínico geral do Hapvida NotreDame Intermédica, Silvio Fernando Birello, as baixas temperaturas interferem diretamente num mecanismo físico de proteção do nosso corpo. “Nossas mucosas produzem secreções que capturam agentes invasores que são eliminados por uns cílios microscópicos. Em baixas temperaturas, essas secreções aumentam sua viscosidade e os tais cílios batem mais lentamente. Com isso, os agentes agressores têm mais tempo para se proliferarem e causar infecções”, afirma.
As doenças mais comuns são virais e acontecem pelo contato com as secreções de pacientes doentes e até mesmo pelo ar ao estar perto de pessoas infectadas. Porém, elas podem ainda facilitar infecções bacterianas secundárias se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente.
De acordo com Birello, para se prevenir, é importante lembrar das seguintes dicas:
- Manter uma alimentação saudável;
- Beber muita água para se manter hidratado;
- Tirar um tempo para um descanso físico e mental;
- Manter as vacinas em dia para prevenir infecções virais, ou amenizá-las quando vigentes;
- Usar máscaras em locais com muito público ou com pouca ventilação.
Vale lembrar que, mesmo se prevenindo, é possível contrair alguma doença e é sempre importante buscar um parecer médico, para tratar o quanto antes e impedir a piora dos sintomas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>