Trabalhador quer mais qualidade de vida
Aos 80 anos, CLT continua sendo referência, mas profissionais querem mais benefícios e formatos que equilibrem tempo dentro e fora do trabalho
Criada para proteger o trabalhador e unificar a legislação trabalhista no Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) completa 80 anos em 2023. Neste ano, as comemorações do Dia do Trabalho lembraram deste marco, já que significa uma das mais importantes conquistas dos trabalhadores brasileiros.
As mudanças nas relações e formatos de trabalho impostos pela pandemia, como home office, jornadas excessivas e saúde mental são temas ainda muito discutidos por especialistas. “Tradicionalmente, as transformações no mercado de trabalho acontecem dentro de um processo gradual, levando em consideração a complexidade própria do setor. A pandemia foi uma exceção, já que obrigou o mundo todo a rever conceitos e práticas para se adequar a uma nova realidade”, explica Fabiana Galetol, diretora executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa na Sodexo Benefícios e Incentivos.
Os novos formatos de trabalho trouxeram desafios e oportunidades para as empresas na aplicação e cumprimento da CLT. Mais do que nunca, as políticas de valorização de pessoas ganharam força e hoje estão mais focadas em constuir relações e em manter o bem-estar no trabalho. “Os profissionais se tornaram ainda mais exigentes, dando preferência a empregadores que respeitam e acolhem seus colaboradores, oferecem ferramentas para desenvolvimento de carreira e cuidados com a saúde física e mental, além de um ambiente com práticas genuínas de diversidade, equidade e inclusão”, avalia Fabiana Galetol.
A prática humanizada, como é conhecida por especialistas em recursos humanos, vem ganhando cada vez mais espaço e tende a gerar equipes mais comprometidas e competitivas, além de mais atenciosas, ágeis e eficientes no atendimento ao cliente. Empresas que aderem ao método costumam ter visão e valores além do lucro financeiro e oferecem um ambiente de trabalho saudável, criativo, seguro psicologicamente, estimulante e acolhedor.
Em qualquer modelo, uma característica já notada pelas companhias é a de que um profissional feliz rende mais, gera melhores resultados e alcança mais facilmente as metas. “Colaboradores satisfeitos e felizes equilibram melhor suas realizações pessoais e profissionais. A busca por qualidade de vida e apoio da empresa nessas conquistas, seja com redução de jornada, flexibilidade de horários ou com benefícios focados em saúde física e mental, passeios e viagens, educação financeira etc, são fatores considerados por muitos profissionais na escolha de um novo cargo ou emprego”, completa Fabiana Galetol, da Sodexo Benefícios e Incentivos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>