Gestão da jornada financeira no Atacarejo: como a tecnologia pode auxiliar?
O Atacarejo vem crescendo cada vez mais no Brasil e, com isso, desenvolver uma gestão da jornada financeira efetiva para os clientes deste segmento se tornou essencial
Por Danilo Pecorari
Nos acostumamos a tratar apenas de forma limitada o atacado e o varejo como práticas de vendas. Entretanto, devido às instabilidades financeiras recentes do país, o consumidor final busca cada vez mais por economia, e as compras no atacado vêm se tornando mais comuns e recorrentes. Por conta deste aumento considerável da participação do público de pessoas físicas, alguns componentes do mercado passaram a promover adaptações. A fim de manter este consumidor interessado e ativo em seus comércios, atacadistas e varejistas uniram-se, criando o já estabelecido e popularmente conhecido Atacarejo.
Para se ter um parâmetro, somente no segmento alimentício, de acordo com um estudo realizado pela McKinsey, o Brasil conta com mais de 2.000 lojas que se consideram atacarejos, e a tendência é que este número aumente de forma considerável. Além disso, sabe-se que as compras nessas lojas representam, hoje, cerca de 40% da venda total de alimentos no país. Esse novo cenário e todas essas mudanças geram questionamentos, e o principal deles é: como promover uma jornada de compras funcional e cativante para os clientes?
Durante muito tempo, a jornada financeira do consumidor se manteve igual. Porém, diante de tantas mudanças, principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos, tornou-se prioridade evoluir os meios de pagamento e canais de comunicação digitais. Afinal, são essas estratégias que impactam direta e positivamente a experiência de quem compra, ajudando, inclusive, a reincidência de consumo.
O impacto da tecnologia na gestão do conteúdo e da comunicação financeira
O conteúdo e a comunicação financeira são, provavelmente, os principais elos entre empresa e consumidor final. É por meio da jornada financeira que o cliente planeja e realiza seus pagamentos, confere seus extratos, recebe notificações de cobrança, dentre outros fluxos de interação. Deste modo, viabilizar uma experiência positiva nesse processo é algo que todas as empresas, independente do ramo de atuação, deveriam buscar. Nesse ponto, a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Os hábitos das pessoas mudaram de maneira geral. Desde reuniões até o modo de fazer compras, o consumidor vê na tecnologia um aliado fundamental em seu cotidiano. Consequentemente, as atividades financeiras também passaram por alterações consideráveis.
Gradativamente, as empresas vêm identificando a necessidade de promover uma integração completa entre o físico e o digital. O omnichannel, por exemplo, vem ganhando cada vez mais protagonismo na indústria, o que traz impacto direto na fidelização do cliente. A estratégia promove uma comunicação por meio de diferentes conteúdos e canais, a fim de melhorar a experiência do usuário durante todo processo financeiro e, com isso, promover melhores relacionamentos com o público nos pontos de contato.
Hiperpersonalização no Atacarejo
A hiperpersonalização, que consiste em apresentar uma experiência de jornada customizada ao cliente, possui potencial enorme de aproximar a empresa de seus consumidores. Portanto, antes de tudo, é fundamental identificar e entender quais são esses canais, que são os mais diversos, desde e-mails, mensagens SMS, WhatsApp, chats e redes sociais.
Dentro deste contexto, onde a experiência dos clientes é o cerne da atuação do mercado, ações que são aparentemente simples, têm enorme potencial de conectar e fazer com que o consumidor se sinta acolhido por esse sistema, uma vez que funcional e bem-sucedido. Por exemplo, viabilizar o pagamento de boletos e disponibilizar acesso a uma conta direta no aplicativo para o cliente, são ações que podem mudar drástica e instantaneamente a relação entre a empresa e cliente.
Por fim, é importante reforçar que desenvolver uma comunicação financeira, traçar estratégias de conteúdos hiperpersolizados e fazer toda a estrutura funcionar está longe de ser tarefa das mais simples. Em contrapartida, e lembrando que o relacionamento financeiro é o canal que oferece a maior taxa de engajamento, abertura e, consequentemente, maior possibilidade de novos negócios e retenção, também está longe de ser algo impossível de se realizar, especialmente com o apoio de tecnologias que se tornam cada vez mais efetivas nesse processo de comunicação. Sendo assim, uma boa estratégia, somada aos conhecimentos técnicos, pode ajudar diretamente seu negócio a descomplicar a comunicação financeira com o cliente final, gerando muito mais resultados.
*Danilo Pecorari é CEO da :hiperstream. Com vasta experiência em Tecnologia da Informação, já atuou em segmentos como Marketing Digital, E-commerce, Gestão Corporativa e Inteligência de Dados.
Sobre a :hiperstream
A :hiperstream é uma empresa global de tecnologia que nasceu para transformar a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Por meio de tecnologia de análise e validação de dados e comunicação omnicanal inteligente, cria uma jornada do dado financeiro sem erros e com uma experiência altamente engajadora e hiperpersonalizada. A :hiperstream Cloud Platform combina soluções para o gerenciamento completo da jornada financeira dos seus clientes.
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