Natal: como bombar campanhas de marcas e empresas no final do ano
Especialista em construção e gerenciamento de marcas, Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium, esclarece quais são as principais ações para aumentar as vendas e melhorar o engajamento dos clientes
O final do ano já é uma realidade e traz consigo grande movimentação para o comércio, com a chegada de uma das maiores datas para o setor: o Natal. Para os consumidores, a campanha mundial é a chance de aproveitar descontos atrativos e ofertas de produtos que estão em suas listas de desejos. Já nas empresas, a data é a oportunidade perfeita para movimentar o negócio e atrair novos clientes. “As campanhas de Natal são oportunidades poderosas não só para impulsionar as vendas, mas, também, no engajamento do público com a sua marca, sendo um bom momento para fortalecer os laços com os clientes e mostrar os diferenciais da sua empresa”, explica Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), que busca apresentar soluções inovadoras para a comunicação de marcas.
Com a concorrência cada vez mais acirrada para conquistar a atenção e a preferência do público, a competitividade entre as empresas fica ainda maior durante o Natal. “Para se destacar no mercado durante o período de grande disputa, a organização deve pensar além da venda. É preciso investir em estratégias que transmitam a proposta de valor da empresa, ou seja, ações que proporcionem experiências satisfatórias que o seu cliente vai protagonizar”, sugere Igor. Contudo, o especialista alerta que, para que tais operações sejam eficazes, elas precisam condizer com as qualificações e competências da empresa. “Dessa maneira, você não vai prometer algo que não pode cumprir, prejudicando a imagem da marca perante o mercado”, complementa.
A seguir, Igor elenca as cinco principais estratégias que toda empresa deve adotar para conquistar bons resultados durante o final do ano. Confira, abaixo:
1. Não perca o timing
Para a data, muitos negócios, logo no início do mês e até mesmo antes deles, já anunciam promoções imperdíveis. “Começar a divulgação com antecedência é essencial para ganhar destaque e ter mais tempo para trabalhar as vendas e o relacionamento com o seu cliente. Trabalhar ações de pré-campanha são fundamentais para aquecer as vendas e o interesse do público”, sugere o fundador da AQR1. De acordo com ele, o fundamento também vale no pós campanha, para medir a satisfação dos clientes e o êxito da operação.
2. Dê olho na concorrência
Além de acompanhar o timing das empresas concorrentes, é pertinente, também, monitorar o mercado e entender o que os negócios do setor oferecem para conquistar a atenção e a preferência do público. “Estudar a concorrência é fundamental em todas as fases de uma organização. Em campanhas sazonais, como o Natal, é ainda mais importante entender o que a concorrência traz no que diz respeito a preço, formas de pagamento, qualidade, atendimento, entre outros atributos”, explica Amieiro.
3. Amplie os canais de comunicação
Investir em diferentes canais de divulgação é uma ótima estratégia para promover a divulgação e o alcance da empresa. Segundo o especialista, o Natal é uma boa oportunidade para trabalhar os canais vigentes e testar novos meios de comunicação e vendas. “Vale explorar outras plataformas que sejam relevantes para o negócio e, principalmente, onde o seu público está. Além das redes sociais, existem outras plataformas e serviços aliados que podem promover, ainda mais, a visibilidade do seu negócio”, aconselha Igor.
4. Crie campanhas segmentadas
O levantamento de informações sobre o público-alvo do negócio possibilita a elaboração de ações e estratégias personalizadas e que podem ser direcionadas para diferentes públicos e com interesses distintos. “Nessa etapa, é recomendável, também, compreender quais são as expectativas dos seus consumidores com relação ao Natal, com o objetivo de criar campanhas mais assertivas e condizentes com os seus interesses”, explica. De acordo com o especialista, antes de investir tempo e capital em campanhas, é preciso realizar um estudo detalhado sobre o público-alvo, bem como os meios e canais de comunicação.
5. Proporcione uma jornada completa
Além das ofertas e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, para conquistar e fidelizar os clientes, é preciso entregar mais do que preços convidativos. “Proporcionar uma jornada completa para o consumidor é um diferencial importante do negócio, principalmente durante o período, quando a concorrência é ainda mais acirrada. Esse percurso deve abranger desde a intenção do potencial cliente até o acompanhamento e suporte no pós-compra”, finaliza o especialista.
Sobre a Aquarium
Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.
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