Especialista da Unimed-BH fala sobre o cenário e a importância da retomada das medidas de precaução contra a Covid-19
Infectologista Estevão Urbano alerta para o aumento de casos positivos da doença e os sintomas da nova subvariante
No último sábado (19/11), a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais confirmou a detecção de dois casos da subvariante BQ-1 da Ômicron, ambos em moradores de Belo Horizonte. Na sexta-feira (18/11) a Prefeitura da capital mineira, em coletiva, pediu obrigatoriedade no uso de máscaras em transportes públicos, táxis e carros de aplicativos.
De acordo com o infectologista e cooperado da Unimed-BH, Estevão Urbano, o país vive um novo momento de alerta com o aumento de casos ambulatoriais de Covid-19. “O cenário mineiro não foge do resto do país e o receio se faz necessário pelo aumento de testes positivos emitidos pelos laboratórios”, explica o especialista.
Apesar de uma nova subvariante, os sintomas de Covid-19 permanecem os mesmos, registra o médico. “Os principais sintomas são coriza, dor de garganta, mal-estar, febre, um pouco de tosse, podendo, ocasionalmente, progredir para dificuldade respiratória. Os sintomas estão sendo tratados em casa, sem a necessidade de internação, o que nos deixa menos apreensivos”.
Vacinação e variantes
O infectologista Estevão Urbano afirma que os imunizantes disponíveis têm se mostrado eficazes para as versões mais graves da Covid-19, haja vista o baixo número de internações e a considerável queda nos óbitos. “As vacinas não evitam que as pessoas contraiam o vírus da Covid-19, mas aumentam a proteção o que leva a casos mais leves da doença ou até assintomáticos. Por isso, a importância de se manter o esquema vacinal completo, principalmente com as doses de reforço”, reforça Urbano.
Nova variante, manutenção do cuidado
Na visão do infectologista, as variantes da Covid-19 continuarão aparecendo. “A partir do momento que você tem relaxamentos sociais, retirada de máscaras, aglomerações e há um gradual aumento de casos no mundo inteiro, sempre existirá a possibilidade da multiplicação de novos casos, novas variantes”, reforça.
Para o especialista, as medidas que já conhecemos continuam sendo essenciais para evitar a propagação do vírus, como o uso da máscara, a higienização constante das mãos e evitar as aglomerações.
Unimed-BH e a Covid-19
Para atender seus clientes com segurança e agilidade, em caso de sintomas respiratórios, a Unimed-BH oferece o serviço de Consulta On-line disponível no site www.unimedbh.com.br e no Aplicativo Unimed-BH. Diante da alta demanda por exames de Covid-19, o cliente também pode gerar uma autorização de Teste Antígeno direto pelo Aplicativo Unimed-BH, sem necessidade de passar por atendimento médico. Com a autorização, o cliente deve se dirigir ao laboratório do Centro de Promoção da Saúde – Unidade Santa Efigênia, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h, e aos sábados, das 7h30 às 11h. O resultado é disponibilizado na internet em algumas horas. Em caso positivo para Covid-19, a Unimed-BH orienta que o cliente agende uma consulta na Central Consulta On-line.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>