Black Friday: preço baixo é bom, mas qualidade e segurança são fundamentais
Confira a importância da certificação para garantir boas compras e evitar prejuízo
No final de novembro, temos o mais esperado evento do e-commerce mundial: a Black Friday. E, no Brasil, segundo pesquisa do Google, 71% dos entrevistados pretendem ir às compras na data, o que representa uma alta de 29% quando comparado com o ano de 2021. Além disso, a pesquisa também mostra que os brasileiros estão dispostos a comprar mais do que antes. Muitos, inclusive, já estão pesquisando preços para não caírem em armadilhas já que, segundo o Instituto Reclame Aqui, o preço é um fator decisivo na decisão de compra para 74,4% dos consumidores.
Mas o que muitos consumidores deixam de levar em consideração é que a qualidade do produto é muito mais importante do que o preço. De nada adianta comprar aparelhos eletrodomésticos, smartphones, pneus, brinquedos e outros produtos muito baratos, com preços fora do mercado, mas sem selo do Inmetro, Anatel e outras agências reguladoras.
Como garantir a qualidade do produto?
Patrícia Hellmeister, Diretora de Certificação de Produtos da certificadora global TÜV Rheinland, destaca a importância de o produto contar com o selo de certificação impresso em sua embalagem, seguindo os requisitos da agência responsável. “Essa certificação é que vai garantir que o produto passou por auditorias desde a sua fabricação, e por testes de laboratório, avaliando peças, modo de funcionamento, usabilidade, clareza e consistência do manual de uso. Esses processos vão assegurar que os fornecedores dos produtos atendam aos requisitos mínimos de qualidade para seus produtos”.
Sem a certificação, o problema não está apenas na baixa durabilidade do produto. O maior risco é em relação à segurança. Quantas vezes já ouvimos falar em smartphones que explodem enquanto estão sendo carregados e verificamos que o celular ou acessórios não estavam em conformidade com a regulamentação emitida e adotada pela Anatel e Inmetro?
Eletrodomésticos, que estão itens mais desejados pelos consumidores durante a Black Friday, segundo a pesquisa do Google, também precisam atender a diversos requisitos, que vão desde a informação sobre sua eficiência energética à clareza do manual, entre outros itens. Se o cliente não prestar atenção ao selo do Procel, pode tomar um susto ao receber a conta de luz.
Esses são apenas alguns dos problemas ao comprar produtos não certificados.
Por isso, antes de focar somente no preço na hora fazer as suas compras na Black Friday, tenha sempre no radar que certificações, processos de auditoria, verificação e validação confiáveis e em conformidade com os requisitos legais, emitidas por empresas especialistas e idôneas, é um dos fatores mais importantes no momento de selecionar o produto. Lembre-se: o barato pode sair muito caro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>