O aumento de preços do seguro veio para ficar, mas explicar a situação para o cliente parece exigir melhor comunicação
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Armando Luís Francisco
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Um dos maiores especialistas na área dos seguros é o advogado Antonio Penteado Mendonça. Escrevendo para o Jornal Estadão, Mendonça começa o artigo com a possibilidade do mundo estar em má situação. De igual condição, os desafios do setor de seguros, especialmente em sua precificação, onde contextualizou assim:"[..] Há pouco que o ser humano possa fazer, mas, entre as ações possíveis, está com certeza a elevação dos preços dos seguros"
De certa forma, uma das minhas preocupações gerais no campo do seguro é exatamente a elevação jamais vista do preço seguro, em tempos de estabilidade econômica pós inflação. Mendonça até dá uma informação importante, dessa coisa chamada de precificação: " Como se não bastasse, a piora dos resultados no mundo vai encarecer mais os seguros no País".
Obviamente, considero necessária a leitura do artigo inteiro. Mas essa introdução mais tem a ver com a necessidade de se escrever sobre o assunto, de informar e demonstrar a necessidade do aumento geral dos preços do seguro. Acredito, piamente, que isso não está sendo feito.
Até se tenta fazer isso. No caso do seguro automóvel, carro chefe da maioria das seguradoras brasileiras, a única posição sobre este fato está na informação de que o veículo aumentou x% na tabela Fipe anual. Sinceramente, poucas vezes, com aumento de poucos porcentos, sendo a precificação com aumentos que variam arrojados 200%. E a explicação?
O artigo citado demonstra que as resseguradoras internacionais mandam ver nas taxas do seguro no nosso País. Ainda que haja uma baixa taxação lá fora. Essa preocupação também comunga com a maioria dos seguradores brasileiros, mas nada se faz para formar a opinião pública sobre fatos que se sucedem em alusão ao grave aumento de preços.
Vale destacar a preocupação de boa parte dos corretores com a questão. Atualmente, contra a tese de usura, se faz uso de balanços das seguradoras, aumentos das peças, sinistralidade que corrói prêmios recebidos etc. Mas a pandemia deixou seus efeitos no tempo e 2023 está logo ali no tempo.
O que fazer? Acredito que informação é o carro chefe para melhores resultados. E a discussão em nosso mercado deveria ser mais aberta para todos os fornecedores de seguros. Afinal, não estamos todos nós atrás da mesma coisa?
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Fonte Bibliográfica: https://www.estadao.com.br/economia/em-momento-complicado-setor-de-seguros-tera-desafios-a-partir-de-2023/.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- A Arquitetura da Confiança: Por que a Regulação Imparcial é a Viga Mestra de um Mercado Justo
- A Fria Burocrática: Como a CP CNSP 005/2025 Criou uma Armadilha para a Própria SUSEP
- A Beleza Única da CP CNSP 005/2025 É a Intenção
- O Elefante e a Formiguinha: Um Conto Inseguro
- A Norma que Saiu da Prateleira, Pois Talvez Foi Criada com o Sangue do Corretor
- O Vazio e o Olhar: Contra a Norma que Ignora o Engenho dos Homens
- O Espólio do Engenho : O Abandono do Homem na Contabilidade da Autorregulação
- O Constrangimento Impositivo: O Destino Inexorável da CNSP 005/2025 diante do Juízo e da Justiça
- Beleza ferida e o opróbrio do Estado: CNSP CP 005/2025 e o exílio do ideal jurídico brasileiro
- Carta Aberta sobre a Ilegalidade Manifesta da Consulta Pública CNSP 005/2025 e o Dever Estatutário de Defesa da Categoria
- Carta Aberta ao Ilustríssimo Senhor Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
- Corretor de Seguros: O grande fracasso de uma categoria