Como o uso de ferramentas de automação podem auxiliar o RH a reduzir custos da sua empresa? Confira
A automação de processos no RH traz mais agilidade para as tarefas rotineiras do setor e proporcionam mais rentabilidade aos negócios
O RH estratégico otimiza os processos e utiliza dados reais para tomar decisões acertadas e sempre buscar melhorar seus processos. A área de RH, cada vez mais estratégica, utiliza tecnologias que trazem diversos benefícios, como gestão inteligente de pessoas, de atividades, dados, otimização do tempo, agilidade e crescimento.
Recente pesquisa da International Data Corporation (IDC), mostra que 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes empresas serão automatizadas em 2022, eliminando trabalhos burocráticos e contribuindo para aumentar a produtividade, já que os profissionais terão mais tempo para atividades estratégicas. Segundo o Gartner, o mercado mundial de hiper automação atingirá US$ 600 bilhões em 2022, o equivalente a um crescimento de 23% em relação a 2020.
Diante dessa ampla oportunidade, mudanças significativas ocorreram nas ferramentas de gestão do setor de RH, de modo a possibilitar a implementação de recursos tecnológicos. O especialista em Administração, Sistemas Produtivos e Logística e também CEO da Benefício Certo, Celso Campello Neto e também CEO da Benefício Certo, listou três exemplos de ações para analisar e implementar o uso de ferramentas de automação. Confira a seguir:
1) Mapear os processos internos e descobrir o que pode ser automatizado
A tecnologia está facilitando cada vez mais o trabalho dos profissionais de RH. Isso é possível graças à automação de processos, um sistema de gestão que não apenas reduz os custos mas pode trazer muitos benefícios à rotina dos trabalhos. Ele facilita diversos processos como: admissão, demissão, treinamentos, gestão de ponto e pagamentos de salários e benefícios, além de dados para a tomada de decisões. Por isso é importante mapear processos internos e descobrir o que pode ser automatizado, totalmente ou parcialmente.
2) Gestão e otimização dos benefícios
Algumas empresas ainda enfrentam dificuldades na gestão e otimização de benefícios para os seus colaboradores, com lentidão na agilidade, na geração de informações, suporte técnico e auditoria. Problema que se repete na utilização de tecnologias para autogestão, otimização de tempo e redução de custos. Hoje é possível utilizar ferramentas que auxiliam a gestão por exemplo, do vale-transporte, com a compra do benefício e a gestão de saldos e créditos, em uma só plataforma. Além da gestão inteligente da compra do VT existem ferramentas como a roteirização de itinerários de transporte.
Se antes da pandemia a empresa não possuía uma plataforma que automatiza toda essa logística de controle de compra e distribuição do VT, agora, com o retorno do trabalho presencial ou híbrido, esta solução deve ser considerada. Pois é possível ter maior controle sobre os gastos com locomoção, podendo, inclusive, economizar ao escolher uma rota que exija menor tempo e custo.
3) Análise os seus dados
O principal benefício em automatizar processos não é apenas a redução de custos, mas também a garantia de informações precisas para análise de dados. O acesso a sistemas inteligentes baseados em automação e análises de dados, garantem a maior transparência dos processos, com informações organizadas que ajudam na tomada de decisões.
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