Empresas voltam às suas atividades presenciais e aderem ao modelo híbrido
Com a queda de casos de Covid no país e a flexibilização das medidas sanitárias de proteção, as empresas passaram a se sentir mais seguras para restabelecer o trabalho presencial. No entanto, essa volta não se dará no modelo antigo, mas sim com o novo modelo híbrido de trabalho, em voga desde o início da pandemia. Uma das principais mudanças envolve a possibilidade das empresas permitirem que seus colaboradores possam exercer suas atividades por alguns dias em casa e, em outros, na empresa.
Ainda não há uma regra clara para o número de dias na empresa ou no home office, com cada empresa testando um modelo diferente. Porém, com a publicação da Medida Provisória nº 1108, no dia 28 de março de 2022, que trouxe várias inovações em relação ao teletrabalho regulamentado pela CLT, o modelo ganhou novos contornos. A advogada Letícia Ribeiro, sócia do Trench Rossi Watanabe e especialista em legislação trabalhista, diz que “um dos temas mais falados é o direito à desconexão: a obrigatoriedade da concessão de descanso sempre esteve presente na legislação trabalhista brasileira e seu controle era mais fácil em tempos de trabalho exclusivamente presencial”.
“Como o ambiente de trabalho moderno foi drasticamente alterado pelas novas tecnologias de comunicação, as fronteiras entre a vida profissional e a pessoal ficaram mais tênues e a lei atual ainda não acompanhou essas mudanças, apesar da regulamentação do teletrabalho na reforma trabalhista de 2017”, informa Ribeiro. A MP dita mudanças não apenas sobre o teletrabalho, mas também nos benefícios como vale-alimentação e medidas para casos de calamidade pública.
MAG SEGUROS
A MAG Seguros, seguradora de 187 anos especializada em seguros de vida e previdência, por exemplo, estabeleceu que seus funcionários terão uma rotina de trabalho presencial de três a seis dias por mês - que podem ser, inclusive, consecutivos ou não, de acordo com a escolha pessoal de cada profissional. Como o modelo híbrido prevê mais tempo no home office do que na sede da empresa, a MAG manterá a ajuda de custo mensal como um complemento às despesas de energia e internet no valor de R$ 100,00.
Para esse retorno ao presencial, a seguradora reestruturou toda a sua matriz, onde posições fixas, salas de reunião e salas de treinamentos foram substituídas por espaços de trabalho individual e espaços comuns, que deverão ser reservados previamente. Para isso, a empresa aderiu o aplicativo Neowrk, uma plataforma inteligente para gestão, reservas e monitoramento de estações de trabalho. "Nossas novas instalações comportarão aproximadamente 350 pessoas no total. E nós temos mais de mil funcionários MAG", destaca Patricia Campos, diretora de Gente e Gestão da seguradora. As mesas dos novos espaços de trabalho são compactas e comportam apenas o notebook, mouse e fone de ouvido, e não mais tela de desktop, teclado, aparelho de telefone ou pertences pessoais. Gaveteiros e armários foram substituídos por day lockers, que serão utilizados para guardar os pertences pessoais durante o horário de trabalho, isto é, ao final do expediente os colaboradores precisam esvaziá-los e inserir a chave na fechadura.
PRINTI
Um cenário parecido também acontece com a Printi, gráfica online especializada em produtos personalizados e pioneira nos segmentos de Web2Print e Web2Pack no Brasil. Com a flexibilização da pandemia, a Printi está se posicionando como uma das empresas que não voltarão totalmente para o presencial. A prioridade é o home office e o modelo híbrido, agora, a semana de trabalho é dividida em três dias em home office e dois dias presenciais na Printi.
Durante a pandemia, a Printi também implementou novos benefícios. Além do aumento do vale refeição para seus colaboradores, a empresa também proporcionou a todos um vale infraestrutura mensal para auxiliar com os gastos gerados ao se trabalhar de casa.
“No início da pandemia, a Printi enviou cadeiras, notebooks e todos os acessórios necessários para que o colaborador pudesse realizar suas atividades. Mesmo com a adesão ao modelo híbrido, os materiais continuarão com os funcionários para que tenham toda a estrutura necessária durante os dias de home office” declarou Norma Fortes, Gerente de Gente & Cultura da empresa.
MOVILE
A Movile, empresa que investe e desenvolve negócios de tecnologia na América Latina como iFood, MovilePay, PlayKids, Afterverse, Sympla e Zoop, adotou o modelo “People-First: Remote-First” - trabalho remoto para todos os funcionários, sem dias fixos de home office ou no escritório. O modelo denominado Movile Way (Work Anywhere You Want) busca oferecer flexibilidade e autonomia a todos os colaboradores, conforme suas necessidades.
E dentro deste conceito, existe o modelo “anywhere office”, ou seja, escritório em qualquer lugar para todos os funcionários da Movile e futuros contratados. Para tanto, a investidora oferece a estrutura adequada a todas as realidades dos colaboradores para que tenham a opção de trabalhar de onde se sentirem confortáveis.
E para quem desejar, a empresa vai inaugurar em breve um novo escritório na capital paulista, cujo principal objetivo é ser um local de encontro, reunião, união e engajamento. A Movile também disponibilizará, em parceria com a BeerOrCoffee, uma rede de mais de 1.000 espaços de coworkings espalhados em mais de 160 cidades brasileiras, para aqueles dias em que a internet de casa estiver instável ou o colaborador precisar de um lugar reservado para ter mais foco.
Para dar ainda mais flexibilidade ao dia a dia dos colaboradores, a Movile passou a concentrar a maior parte dos seus benefícios em um cartão de bandeira Visa oferecido pela Caju Benefícios. Por meio dele, os profissionais terão acesso a novos auxílios: Home Office, Saúde e Bem-Estar, e Cultura. Os benefícios de Educação, os auxílios PCD e Trans, para os funcionários que assim se autodeclararem, além do auxílio material escolar e premiações também serão depositados no cartão. O grande diferencial é a possibilidade de movimentar os valores entre algumas categorias, dando ainda mais autonomia e flexibilidade aos colaboradores.
Plano de saúde e odontológico, seguro de vida, academia pela Gympass, auxílio creche, vale refeição e alimentação, e apoio renda familiar já eram concedidos pela Movile antes mesmo da pandemia e vão ser mantidos neste novo formato de trabalho.
CTG Brasil
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, tem a inovação como um dos pilares que suportam o seu crescimento e essa característica é percebida nos ambientes de trabalho. Como parte do seu processo de evolução, o escritório da sede da empresa, em São Paulo, teve seu layout reformulado após a pandemia, visando fortalecer a cultura interna de colaboração e inovação. Foram inseridos ambientes mais colaborativos, com mesas em espaços de convivência, além de espaços ao ar livre, que podem ser utilizados para trabalhar, fazer reuniões ou para realizar uma simples pausa durante o dia.
Essa renovação do escritório também foi pensada para melhorar a adaptação ao modelo híbrido de trabalho, que, desde o mês de março, conta com expediente presencial às terças, quartas e quintas-feiras, e a possibilidade de trabalho remoto opcional nos outros dois dias. Outra mudança importante foi a criação de ambientes menores e mais funcionais para chamadas e encontros virtuais, que continuam sendo essenciais para facilitar a comunicação entre as equipes no modelo híbrido de trabalho. Todas as mudanças incentivam a interação e a troca entre os profissionais da companhia.
“As pessoas são a energia do nosso negócio, por isso, acreditamos que trabalhar em espaços colaborativos trazem inúmeros benefícios às equipes e à cultura da empresa. Neste momento, além do retorno ao escritório promover encontros e reencontros, já que muitas contratações foram feitas no período de isolamento e algumas pessoas só se conheciam virtualmente, ele também reforça as práticas da nossa cultura”, diz Giovanna Poladian, diretora de Pessoas e Cultura na CTG Brasil.
ZOOP
Em consonância, foi lançado no início da pandemia o Zoop Flex, um programa de contratação flexível que possibilita que os profissionais optem por trabalhar presencialmente, de forma totalmente remota, ou no modelo híbrido, tendo total autonomia para decidir em que dias trabalhará na sede da empresa ou remotamente de maneira permanente.
Atualmente, o modelo de trabalho da Zoop é totalmente remoto, porém, com a diminuição do número de casos de Covid-19, o escritório da empresa no Rio de Janeiro está reaberto para os que desejarem, sem qualquer obrigatoriedade de ida, além da empresa disponibilizar para os Zoopers dos demais estados do páis espaços físicos em parceria com coworkings do Beer&Coffee, espalhados por todo o Brasil, em mais de 160 espaços.
O grande diferencial do programa é que ele traz a flexibilização e os benefícios desse modelo de trabalho mesmo para os funcionários que são contratados para o regime 100% remoto. Com o Zoop Flex, todos podem trabalhar remotamente quando e onde quiserem, sem necessidade de aprovação prévia com os gestores, apenas um aviso. Devido à iniciativa, todos os profissionais têm liberdade para se mudar para outras cidades ou passarem temporadas em outras regiões ou países, sendo verdadeiros nômades digitais.
BAYER
A Bayer anunciou o Bayflex, que formata o novo modelo de gestão de trabalho híbrido da companhia no Brasil e passou a valer no fim de março. Nele, os colaboradores têm a flexibilidade de trabalhar no escritório ou fora dele, após alinhamento prévio com o seu gestor.
“Este novo modelo é aberto para que o colaborador e o seu líder direto possam definir juntos a seu local e formato de trabalho. A tomada dessa decisão acontece por meio de conversas entre líderes e liderados para que este formato seja discutido e estabelecido, levando em consideração a sustentabilidade do negócio, respeitando o coletivo e trazendo perspectivas individuais dos nossos colaboradores nessa construção, expressando o que sentem e precisam”, ressalta André Kraide, vice-presidente de Recursos Humanos da Bayer Brasil e da divisão agrícola da empresa na América Latina.
Para esse novo momento, foi feito um investimento em tecnologias híbridas nas salas de reuniões para viabilizar maior eficiência, inclusão e qualidade das interações neste contexto híbrido. Os colaboradores que escolherem trabalhar no escritório também encontrarão novidades. A Bayer, site São Paulo, passou a adotar o Desksharing, onde as estações de trabalho deixarão de ser individuais e passarão a ser compartilhadas. Os novos espaços de convivência também ganharam um ambiente acolhedor e divertido, inclusive com sala de karaokê.
Alga Tech
Logo no começo da pandemia, em junho de 2020, a Alga Tech, lançou o modelo de Anywhere Office para staff e comercial, mesmo após a flexibilização das medidas de isolamento. Isso contemplava mais de 600 colaboradores de áreas como administrativo, jurídico, recursos humanos, comunicação e marketing, entre outras. Atualmente, a companhia conta com cerca de 12 mil colaboradores, sendo 990 na cidade de São Paulo. Desses, 150 estão atuando de forma presencial e os outros 840 seguem em home office, quase 85%.
Para que toda essa mudança funcionasse, a empresa precisou investir em tecnologia (com a compra de computadores e equipamentos, como headset), segurança da informação, mobiliário e ajuda de custo para os colaboradores. Além disso, também foi necessário revisar o modelo de gestão e promover uma série de capacitações.
Em uma pesquisa interna realizada entre maio e junho de 2021, 80% das pessoas afirmaram que se sentem satisfeitas trabalhando em Home Office e 99% do público demonstrou vontade de continuar remotamente ou no modelo híbrido. Para possibilitar o híbrido, esse mês, a empresa irá inaugurar um novo prédio na zona norte de SP, bairro da Parada Inglesa, como ponto de encontro para colaboradores e clientes, caso as operações necessitem de um espaço físico. No mês de março foi lançado o novo escritório em Hortolândia, SP, com o mesmo objetivo.
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