Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+ - Ao incentivar diversidade, programa abre portas para a genuinidade dos funcionários
Executivo da Medtronic diz que ficou mais produtivo e leve após assumir a sua orientação sexual
“Pensaria dez vezes antes de sair da empresa pelo respeito e liberdade de poder ser quem eu sou e orgulho de pertencer a uma companhia que me apoia na minha decisão”, afirma o fisioterapeuta André Brocca, 36, gerente de produtos da Medtronic, multinacional especializada em tecnologia em saúde.
André tomou a decisão de se posicionar em relação a sua orientação sexual, após uma conversa informal com um colega: “Se você que está na posição de líder e tem medo, imagina o desconforto para os outros funcionários?”.
O comentário despertou algo que já estava latente. Após oito anos na multinacional, o executivo reconheceu que como líder precisava se posicionar e dar o exemplo. Ele não só teve receptividade da equipe como de outras lideranças. “Livrei-me de um preconceito que eu tinha e de um peso enorme. Deixei de me preocupar com retaliações e agora tenho mais tempo para focar no meu trabalho. Certamente, sou mais produtivo”, conta.
Atualmente o executivo também integra o PRIDE, comitê de orgulho LGBTQIA+ da Medtronic cujos objetivos são garantir um ambiente diverso e levar educação sobre o tema aos funcionários. Inclusive, André conta que foi o projeto que lhe incentivou a tomar a decisão de tornar pública sua orientação sexual. Foi mais fácil do que ele imaginava. Além do alívio por não ter de esconder fatos sobre a sua vida pessoal, André passou a participar ativamente do Pride como propagador das ações.
Segundo o executivo, quando essa postura é incentivada pelo RH com a colaboração ativa dos funcionários, a diversidade ganha maior autenticidade. André casou-se recentemente com o companheiro, agora, marido, com quem divide a vida há 14 anos. Ele não só se sentiu livre para convidar os colegas, como fez questão de compartilhar em suas redes sociais o momento mais feliz de sua vida.
O Pride - Comitê do Orgulho LGBTQIA+ ganhou representatividade no país em março de 2021. O objetivo da empresa, com a criação do comitê, é implementar ações que realmente tragam reflexões e provoquem mudanças comportamentais nos funcionários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>