Logo
Imprimir esta página

Justiça condena proprietário de veículo por praticar simulação de furto para receber pagamento

Dorival Alves de Sousa Dorival Alves de Sousa

Estamos diante de uma decisão da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal que manteve a sentença de primeiro grau que condenou um réu por ter comunicado falsamente crime de furto do seu veículo para constranger o comprador do seu veículo a quitar o valor devido pelo carro.

Em uma análise mais apurada, consta que o réu, proprietário do veículo, compareceu à Delegacia de Polícia para registrar boletim de ocorrência de furto do seu veículo, que estava estacionado em um terreno baldio perto de sua casa. Segundo as investigações, o réu sabia que o carro não tinha sido furtado, mas registrou o falso crime”, pois vendeu o carro e o comprador ainda não tinha lhe pago tudo o que devia.

Em sua defesa, o proprietário do veículo alegou que não restou comprovada a prática do crime e que, no caso de condenação, seja reconhecida a atenuante da confissão espontânea. No entanto, o juiz titular do Juizado Criminal entendeu que o depoimento da testemunha e a confissão do réu são provas suficientes para sustentar a condenação. Assim, o réu, proprietário, foi condenado pela prática de comunicação falsa de crime”, descrito no artigo 340 do Código Penal, e fixou a pena em 1 mês de prisão, punição que foi substituída por uma pena alternativa.

Em fase recursal, o colegiado entendeu que a sentença deveria ser totalmente mantida e explicou que “o apelante tinha pleno conhecimento de que o automóvel não havia sido subtraído na ocasião, e ainda assim acionou a autoridade policial comunicando ocorrência de furto, o que constitui evidente comunicação falsa de crime.” A decisão foi unânime.

A presente decisão da Turma Recursal ao manter a sentença que condenou um réu por ter comunicado falsamente crime de furto do seu veículo nos leva a reflexão diante do que acontece no mercado de seguros quando cerca de 15,6% dos sinistros registrados pelas seguradoras em todo território nacional foram classificados como suspeitos, um valor aproximado de R$ 349 milhões.

No mercado de seguros deparamos com o crime do falso aviso de sinistro registrando o crime de furto de veículo com o objetivo de receber uma indenização por parte da seguradora.

Se as fraudes aumentam, o preço do seguro tende aumentar. O setor de automóvel é o mais afetado.

Texto/Comentários/Autoria:
Dorival Alves de Sousa
Advogado, Corretor de Seguros e Diretor do Sincor-DF


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto