Congresso dos corretores de seguros 2022
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Armando Luís Francisco
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Acompanhei, com interesse, em alguns momentos, o Congresso dos Corretores de Seguros. Desde a inauguração, no dia 03/03/2022.
Também, a oportunidade de abrir gratuitamente o evento a todos os corretores de seguros do país, via online, com um agradecimento especial, para não deixar principalmente os pequenos corretores atrás.
Por eu ter uma visão estruturalista, me atenho às questões desta minha percepção.
A fala inicial, previsível, foca na visão corporativa do mercado de seguros, diferentemente da visão da gestão anterior, que focava em mudança de estrutura, abertura e consumidor. E isto não quer dizer que sejam boas ou ruins, ou podem ser boas ou ruins em alguns momentos.
Ainda fica a minha admiração pelas conquistas que levaram aos 6% do PIB e ao querer a Livre Iniciativa para todos.
Por isso, houve interesse de minha parte no momento do atual superintendente, que expôs a convergência, admirou a divergência e expôs os fatos, visões e decisões da autarquia.
De concreto, vendo com interesse a proposta de autorregulação dos corretores de seguros. Aliás, o amadurecimento dessa questão é crucial para o corretor entender a adesão.
Muito provavelmente, isso vai voltar as minhas pautas.
Como uma única sugestão, no meu entender, o conceito invocado devia ser o de "Direito & Obrigação". E o que se viu foi apenas uma dessas partes, do que descrevi no termo anterior da autorregulação.
Em todos os pontos há contraditórios e percepções, nisto incluo o DL 73/66 e a Lei 4594/64, que têm aspectos bons e aspectos ruins à causa do seguro e, especialmente, ao corretor de seguros do século XXI.
Segurando a onda do mercado foi uma fala importante. Os corretores de seguros sempre foram e sempre serão esse meio de campo do seguro. Por isso, jamais acreditarei em atravessadores e jamais acreditarei em outros termos profissionais, sem uma solidificação educacional.
Mas o modelo atual dos encontros está piamente vencido! Esta será aqui a única divergência pública.
Como evolução o discurso, muito bem introduzido e num momento sem retoques. O grau de evolução das falas foi ímpar. Nisto, reconheço, um show de estrutura, como na maioria daqueles eventos que acompanhei na vida de corretor de seguros.
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- A Arquitetura da Confiança: Por que a Regulação Imparcial é a Viga Mestra de um Mercado Justo
- A Fria Burocrática: Como a CP CNSP 005/2025 Criou uma Armadilha para a Própria SUSEP
- A Beleza Única da CP CNSP 005/2025 É a Intenção
- O Elefante e a Formiguinha: Um Conto Inseguro
- A Norma que Saiu da Prateleira, Pois Talvez Foi Criada com o Sangue do Corretor
- O Vazio e o Olhar: Contra a Norma que Ignora o Engenho dos Homens
- O Espólio do Engenho : O Abandono do Homem na Contabilidade da Autorregulação
- O Constrangimento Impositivo: O Destino Inexorável da CNSP 005/2025 diante do Juízo e da Justiça
- Beleza ferida e o opróbrio do Estado: CNSP CP 005/2025 e o exílio do ideal jurídico brasileiro
- Carta Aberta sobre a Ilegalidade Manifesta da Consulta Pública CNSP 005/2025 e o Dever Estatutário de Defesa da Categoria
- Carta Aberta ao Ilustríssimo Senhor Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
- Corretor de Seguros: O grande fracasso de uma categoria