Cenário adverso influência no Seguro Auto
Os atuais desafios do mercado de seguro auto foram discutidos nesta quarta-feira, 23, pelo diretor-executivo de Auto da Porto Seguro, Jaime Soares, e Saint’Clair Lima, diretor da Bradesco Auto/RE, durante o D1 Journey Talks, evento virtual desenvolvido pela D1, empresa especialista em chatbots, canais e jornadas digitais. Os executivos destacaram que apesar das dificuldades nos ramos ligados à vida, o desempenho das seguradoras foi muito positivo. “A Porto Seguro superou as expectativas e especificamente no seguro auto, sabemos que na pandemia houve uma restrição da mobilidade urbana e isso reduziu a geração de risco o que fez com que tivesse alguma sazonalidade do seguro auto”, analisou.
Na Bradesco, Saint’Clair destacou os efeitos dos custos das peças e o aumento do valor do veículo e disse que o ano foi bom para a companhia e que RE surpreendeu. “Toda a cadeia de produção de veículos foi impactada. No seguro de auto acaba sendo mais fácil reconduzir e ajustar custos e precificação para enfrentar as adversidades”, afirmou.
O executivo da Porto Seguro destacou que a valorização do usado alterando inclusive a Tabela Fipe afetou diretamente o segmento. “Isso é notório inclusive no valor do IPVA que é pago pelos donos de veículos”, disse Jaime.
Com esse cenário adverso, tanto Jaime quanto Saint’Clair destacaram a importância do trabalho dos Corretores de Seguros que têm demonstrado aos clientes porque os preços estão sendo reajustados. “O corretor tem sido fundamental para essa conscientização. O prêmio do seguro tem aumento e compete com o aumento da gasolina, do IPVA, é um cenário complicado e o corretor tem ajudado o mercado nesse momento”, destacou Saint’Clair.
Jaime disse que a circular 639 que flexibilizou o seguro auto permite democratizar o seguro auto. “O órgão regulador de forma provocadora conseguiu que a gente simplificasse novos produtos, podendo criar produtos mais baratos que caibam no bolso do consumidor. É uma customização do seguro que não estávamos acostumados antes. É importante porque estimula o consumidor a entrar no mercado conhecer e fazer um upgrade do produto”, analisou.
Ele alertou que as seguradoras têm a responsabilidade de deixar claro o que estão vendendo para que o consumidor não seja surpreendido na hora do sinistro. “O corretor vai fazer seu papel de consultor e o consumidor de perguntar o que está comprando”, afirmou.
“O produto sempre foi robotizado e agora a Susep traz a oportunidade de as seguradoras atingirem outro consumidor. E o corretor ganha um papel importante de separar os produtos. Isso é importantíssimo para que o cliente não compre o produto achando que tem uma cobertura ampla quando não foi o que ele contratou”, alertou o executivo da Bradesco.
Jaime revelou que nas próximas semanas a Porto Seguro fará um lançamento que vai integrar as apólices de seguro auto e residencial. “Uma única apólice, uma única cobrança, tem muita capacidade analítica que está sendo desenvolvida. Sempre respeitando o corretor de seguros que sabe o que o consumidor precisa”, disse.
Do lado da Bradesco, Saint’Clair também disse que alguns produtos serão lançados nas próximas semanas. “Estamos verificando algumas oportunidades em auto que se identifiquem com o cliente tanto no auto quanto residencial. Temos muitas novidades em produtos para tentar encaixar um pouco dentro do perfil do cliente. Vamos incluir componentes que possam facilitar a abordagem do corretor. Vamos facilitar o processo para levar mais eficiência ao corretor”, afirmou.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>