Marketing estratégico: alertas para o planejamento de marcas em um ano eleitoral e de Copa do Mundo
*Por Rafael Rez
Nos últimos tempos, a importância da utilização de ações de marketing para estratégia do negócio ganhou uma notoriedade ainda maior na sociedade, principalmente pela ascensão do mercado digital e pelo crescimento exponencial das compras online, que motivaram muitas empresas a investirem em tecnologia, SEO, UX e na produção de conteúdo otimizado para conversão de vendas, devido ao seu grande retorno.
Em 2022 não será diferente. Este ano vem reafirmando a relevância de algumas tendências dos últimos tempos, como a utilização de influenciadores digitais como canal de relacionamento com a marca, maior uso de redes como o Pinterest, Youtube e TikTok, e a retomada no uso de canais próprios, como blogs, podcasts, grupos e comunidades para a construção de audiência sem depender tanto das redes sociais.
Também vale ressaltar que este é um ano eleitoral e de Copa do Mundo, no qual os consumidores estarão facilmente distraídos e cercados de diversas notícias sobre esses acontecimentos, e por isso, esse período exige atenção extra ao planejamento das marcas.
É muito importante que as empresas se atentem ao calendário para evitar que lançamentos, ações e campanhas desenhadas para alavancar vendas sejam executadas sem a prévia consideração pela interferência desses eventos. Outra possibilidade é promover a convergência entre a atenção dos consumidores direcionada a esses acontecimentos para ativações com os objetivos da marca.
Outro ponto que vale destacar é que diante de tantas inovações no mercado, como metaverso, realidade virtual, 5G, novos meios de pagamento, entre outros, é preciso separar o modismo das tendências que vieram realmente para ficar.
O conteúdo sempre permanece, mas ele é adaptado de acordo com o meio e formato que será inserido. Assim, é preciso avaliar a aceitação dos consumidores e acompanhar o desempenho da audiência para criar estratégias e seguir para os próximos passos.
Em geral, um dos principais pontos que ainda precisam ser entendidos pelos empreendedores, é que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing completa, que estuda todo o processo da empresa e da jornada do seus clientes para criar e promover conteúdos para gerar resultados.
O Marketing de Conteúdo não atua com achismos, como muitos pensam, mas sim com a compilação de dados e insights oferecidos pelo digital para a criação de boas estratégias. Diante disso, não existe fórmula mágica na área. O que existe é um bom planejamento, que exige análise e estudo para a criação de ações de acordo com as particularidades de cada empreendimento, de forma a entregar soluções eficientes para os clientes.
É comprovado que a adoção de técnicas de SEO e a produção de conteúdo otimizado aumentam significativamente a performance de sites em buscadores, além de melhorar a reputação, o alcance, e consequentemente as vendas das marcas. Dessa forma, quem não está usando os dados para criar estratégias eficientes está perdendo tempo e mercado para a concorrência!
Rafael Rez é fundador e CMO da Web Estratégica, uma consultoria em marketing digital, especializada em Marketing de Conteúdo e SEO. O executivo acumula experiência com mais de 1.200 clientes desde 1998 e também é autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", best-seller com mais de 15 mil cópias vendidas.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>