Três dicas para exercitar a criatividade no trabalho
O que deve fazer quem quer se tornar mais criativo no dia a dia corporativo, segundo Bruna Ruschel, instrutora de criatividade e design na Udemy
A criatividade é uma das power skills (também chamadas de habilidades comportamentais ou de soft skills) mais úteis e vantajosas para os profissionais – afinal, não haveria inovação sem criatividade e os negócios não prosperariam sem inovação.
"Ser criativo é ser capaz de enxergar situações de ângulos novos, de conectar entre si ideias à primeira vista não relacionadas e de encontrar soluções para problemas complexos", diz Bruna Ruschel, instrutora de criatividade e design na Udemy. Apesar de muitos acharem que a criatividade é uma habilidade inata, ela pode, sim, ser aprendida.
Veja a seguir três dicas de Ruschel para quem quer aprender essa competência e aplicá-la no dia a dia de trabalho, inspiradas no eBook da Udemy "Disrupt or Be Disrupted: How to Cultivate Creativity at Work".
1- Invista no conhecimento e em experiências
Quanto mais experiências e conhecimento um profissional tem, mais criativo ele pode se tornar. "A criatividade não pode ser gerada a partir de um quadro em branco, por isso é importante estar sempre aprendendo", afirma Ruschel. Segundo ela, também por isso, é importante que profissionais e empresas invistam em capacitação e cultura – e que os profissionais tenham tempo para estudar, concedido pelas empresas.
2- Organize brainstormings e faça networking
O brainstorming é uma das formas que as empresas têm de estimular as novas ideias, a flexibilidade de pensamento e a originalidade, de acordo com Ruschel. "Além disso, o encontro para criar entre vários funcionários possibilita que ideias diferentes sejam fundidas numa só, o que pode ser muito valioso", diz ela. "Pelo mesmo motivo, o networking é importante."
3- Não se acomode nem seja inflexível
Assim como existem algumas atitudes que ajudam os profissionais a exercitar a criatividade, existem outras que atrapalham. "Pensar que já se sabe o suficiente, restringir-se a apenas um tipo de conhecimento, ser preconceituoso, escolher sempre a primeira solução e ser inflexível são algumas delas", diz Ruschel. Por outro lado, observar os colegas e outros profissionais e se questionar sempre são algumas das dicas da instrutora para uma vida profissional mais criativa.
Sobre a Udemy:
A missão da Udemy (Nasdaq: UDMY) é criar novas possibilidades para pessoas e organizações de qualquer lugar, ao conectá-las ao conhecimento e às habilidades de que elas precisam para ter sucesso em um mundo que está mudando. O marketplace da Udemy, com milhares de cursos atualizados em dezenas de idiomas, fornece as ferramentas de que alunos, instrutores e empresas precisam para atingir os seus objetivos e o seu potencial máximo. Milhões de pessoas aprendem na Udemy com especialistas do mundo real, em temas que vão desde programação e ciência de dados até liderança e team building. Para as empresas, a Udemy Business oferece uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários, com acesso por assinatura a milhares de cursos, learning analytics e a capacidade de hospedar e distribuir o seu próprio conteúdo. Entre os clientes da Udemy Business, estão o Glassdoor, a On24, o Banco Mundial e a Volkswagen. A Udemy tem sede em São Francisco (Estados Unidos), com hubs em São Paulo (Brasil), Ancara (Turquia), Austin (Estados Unidos), Boston (Estados Unidos), Mountain View (Estados Unidos), Denver (Estados Unidos), Dublin (Irlanda), Melbourne (Austrália) e Nova Délhi (Índia).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>