Com a vacinação avançada, 47% das empresas irão optar pela ‘festa da firma’ no formato presencial
Para garantir um evento sem imprevistos, a escolha está sendo adotada apenas por empresas com um número pequeno de funcionários
Com a chegada de mais um fim de ano os eventos festivos começaram a ser planejados e organizados, ainda mais com o avanço da vacinação e com o trabalho híbrido ganhando mais espaço no lugar do home office. Nesse cenário, muitas pessoas já aguardam pelas comemorações das tão esperadas “festas da firma”. Um levantamento feito pela LEO Learning - empresa de soluções digitais para treinamento e desenvolvimento corporativo - com mais de 200 empresas em todo o Brasil, aponta que 47% irão apostar no encontro presencial.
Para Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning, essa perspectiva já era de se esperar, devido ao avanço da imunização no Brasil. “Depois de um longo período sem conseguir celebrar socialmente com os colaboradores, o cenário atual permite que as empresas retomem as celebrações de final de ano, comemorem as metas batidas, os momentos marcantes e, principalmente, a dedicação dos colaboradores neste último ano”, afirma.
Mesmo com quase a metade das empresas confiantes na comemoração presencial, a pesquisa aponta que, por precaução, 38% preferem a reunião no formato online. “O sentimento de urgência das pessoas se reunirem para confraternizar está presente em todo lugar, no ambiente corporativo não é diferente. Na Goomer, passamos de 60 colaboradores antes da pandemia, para mais de 140 agora, ou seja, muitas pessoas não se conhecem pessoalmente ainda. Por conta disso, a empresa estava inclinada a trazer a festa de final de ano no modo presencial tomando diversos cuidados, inclusive lançamos uma pesquisa para sentir a adesão e mais de 90% se sentiria confortável. Porém, os quase 10% pesaram muito, não queríamos ninguém desconfortável no evento. Claro que a experiência no online não é a mesma do que um evento presencial, mas optamos por ter cautela neste momento. Para muitos uma reunião com 10 pessoas já pode ser um gatilho, imagina com 150”, explica Giovanna Zalla, Especialista em Employer Branding & Eventos na Goomer - foodtech com a missão de apoiar bares e restaurantes em sua transformação digital.
No levantamento é possível notar que as empresas que estão optando pela festa presencial, são as que possuem até 50 funcionários. “Durante a nossa pesquisa notamos que as organizações com um número elevado de colaboradores estão mais cautelosas em relação ao momento festivo. Isso porque é inevitável gerar aglomeração e correr riscos de contaminação pelo vírus e disseminar por meio contato os familiares”, relata Richard.
Com planejamento adequado, cautela e seguindo as medidas de segurança é possível ter um evento sem imprevistos. Uma das ações interessante é adotar a testagem em massa de colaboradores dias antes das comemorações. “Um ponto interessante é entender o status de vacinação dos funcionários, método que garante a celebração sem riscos. Além de manter o álcool disponível em lugares estratégicos e também espaços adequados para higienização dos convidados”, alerta.
Para as empresas que estão com a proposta do evento online, existem diversas maneiras de deixar a comemoração divertida. Antes de mais nada, a área de Recursos Humanos pode aplicar uma pesquisa interna entre os colaboradores, para assim entender qual o tema, a atividade, as brincadeiras que todos gostariam de realizar. Isso ajuda no engajamento de todos e traz maior satisfação entre as equipes. “Existem diversas formas de realizar um evento digital capaz de atrair os funcionários, desde uma live exclusiva com algum famoso, caixas surpresas que podem ser enviadas para casa dos funcionários com quitutes e bebidas, até mesmo realizar um concurso com premiações”, finaliza Vasconcelos.
Sobre a LEO Learning
Pioneira e líder em educação corporativa no Brasil, a LEO Learning revoluciona o processo de aprendizagem no país, com conteúdos de qualidade voltados para o desenvolvimento de habilidades específicas, de modo customizado e alinhado às necessidades dos alunos. Como líder de mercado, a LEO Learning tem como pilares Atitude de Dono, Experiência Memorável, Experts em Aprendizagem, Pioneirismo e Colaboração e Diversidade. Com 80 prêmios no setor de tecnologia educacional, a marca é uma das finalistas do Prêmio Top of Mind de RH na categoria “Educação à Distância”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>