Especialista dá dicas para evitar roubos e furtos dentro da empresa
Mais do que o bom e velho portão eletrônico, um sistema de alarme e funcionários de confiança que não cometeriam deslizes contra o patrimônio da empresa, a segurança de uma companhia pode e deve ter mais recursos tecnológicos e humanos empregados nesta tarefa.
Roubos e furtos trazem muitos prejuízos para os negócios, seja lá qual for o alvo dos bandidos: produtos, maquinário, dinheiro - e até mesmo informações, tão valiosas quanto bens materiais. Os furtos internos geram um grande prejuízo para as organizações, que muitas vezes demoram para perceber o ocorrido e ainda mais para identificar o funcionário responsável. O clima organizacional também é prejudicado por esse tipo de incidente, que gera desconforto e até atritos dentro das equipes.
No caso de roubos ou furtos que ocorrem no interior da empresa, praticados por terceiros, além da perda financeira existe também o impacto emocional, uma vez que o sentimento de insegurança passa a ser predominante e os colaboradores não se sentem protegidos nem mesmo dentro dos portões da organização. Então como evitar que isso aconteça?
Confira algumas dicas:
O primeiro passo para evitar assaltos e furtos é avaliar criteriosamente as vulnerabilidades da companhia através de levantamentos técnicos - que são chamados de Análise de Risco. "Para isso, é importante estar atento aos detalhes que possam facilitar a ação criminosa, como áreas sem monitoramento, pouco iluminadas ou com fragilidades, como aberturas nos telhados ou dutos de ar sem proteção", destaca Erasmo Prioste, Chief Marketing Officer da Security Segurança e Serviços.
Além disso, alguns cuidados devem ser tomados. Por exemplo:
1) Se as chaves das principais entradas da empresa se perderem ou não foram devolvidas por um ex-funcionário, troque as fechaduras. Essa medida também deve ser tomada se o local tiver sido comprado ou alugado recentemente.
2) Não favoreça a ação criminosa ao oferecer esconderijos ou locais para a escalada. Isso significa que você deve sempre manter entradas e saídas limpas e livres de obstáculos, bem como arbustos e árvores longe de portas e janelas. Também não deixe objetos como escadas e ferramentas expostos.
3) Proteja vidros de portas e janelas com painéis de segurança, barras ou grades sempre que possível.
Mas não são apenas os ajustes estruturais que irão garantir a segurança patrimonial - a empresa deve tomar medidas internas. Por exemplo, ainda na fase de recrutamento, a postura ética do candidato precisa ser levada em consideração e o entrevistador deve fazer perguntas ou aplicar testes que o ajudem a avaliar esse quesito.
Também é preciso criar uma Política de Segurança e conscientizar os colaboradores sobre os seus benefícios. Isso pode ser feito por meio de treinamentos e campanhas de motivação que ajudarão a demonstrar a importância das normas e como elas beneficiam todos os envolvidos, bem como os riscos decorrentes da falta de adesão e colaboração.
"A terceirização da segurança patrimonial também ajuda a evitar incidentes. Apenas uma empresa especializada em segurança patrimonial terá a competência necessária para realizar os estudos de vulnerabilidade e apontar todas as falhas de segurança da organização. Também será de responsabilidade da terceirizada disponibilizar os recursos (humanos e tecnológicos) para corrigir as falhas e garantir a proteção do patrimônio, pessoas, cargas e valores", finaliza Prioste.
Sobre a Security Segurança e Serviços - Com 42 anos no mercado de vigilância patrimonial, tecnologia em segurança e facilities, a Security Segurança e Serviços tem 8 mil colaboradores, divididos entre as áreas administrativas e o atendimento das demandas de mais de 1 mil clientes de diversos segmentos da economia. Com capilaridade nacional, está presente em mais de 700 municípios de 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Em 2020, a empresa ficou entre as cinco melhores empresas do Prêmio Valor Carreira - Melhores na Gestão de Pessoas. É o sexto ano consecutivo entre os vencedores, sendo quatro vezes em primeiro lugar, na categoria de empresas entre 3 mil e 7 mil colaboradores. Em 2021, conquistou pela terceira vez consecutiva o certificado Great Place to Work (GPTW).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>