O desafio e a jornada de assumir responsabilidades sociais diante da pressão interna
*Lucas Prado, Gerente de Estratégia da Iris Worldwide Brasil
As marcas que procuram propósitos seguem em constante crescimento entre as empresas desde 2020, principalmente pela ascensão do termo ESG, que une necessidades ambientais, sociais e governamentais. De acordo com a pesquisa realizada pelo Social Sprout , 70% dos consumidores sentem que as marcas precisam se posicionar em questões sociais e políticas.
O primeiro grande desafio neste momento é propor a transformação dentro da das empresas, visto que não é novidade para ninguém que as organizações seguirão sendo guiadas por pressão política, expectativas de investidores e a demanda dos consumidores. Essa realidade é desafiada com a metodologia própria da agência de publicidade e marketing, denominada de ‘Estratégia do Futuro’ (Future Strategy), que tem como objetivo auxiliar grandes corporações a acelerarem esse processo dentro de suas capacidades atuais, guiando-as para encontrar um propósito diretamente ligado ao coração da marca e ao modelo de negócio. Já o segundo grande desafio é encontrar o propósito de cada organização e deixar que esses objetivos as guiem.
A Estratégia do Futuro nasce para apoiar as marcas a realizarem essa transformação, principalmente quando a liderança das empresas começa a ser questionada sobre o quão crítico é o ESG para cada modelo de transações, como fazer um movimento sustentável estratégico, além de como construir vantagem competitiva em cima de um propósito. Pensando na solução destes questionamentos, é necessário apoiar e desenvolver a cultura organizacional que as companhias precisam adicionar para terem sucesso em seus negócios.
Para isso, a metodologia contempla três áreas. São elas: o combate à emergência climática - com esgotamento de recursos, emissões de gases do efeito estufa, resíduos e poluição -. Segundo a pesquisa realizada pela Futerra em 2018, 88% dos consumidores querem marcas que os ajudem a ser mais sustentáveis, e aquelas que se adaptam têm um aumento de 18% no ROI.
A segunda área é a dos direitos humanos, protegendo as normas trabalhistas na cadeia de suprimentos e no local de trabalho, além de investir em comunidades locais e obtenção de licença para operar. De acordo com o levantamento da Unilever de 2017, 75% do crescimento da Unilever vem de suas marcas sustentáveis.
Já a última área é sobre políticas corporativas, transparência, anticorrupção e relatórios de práticas contábeis. Segundo a HBS, 60% dos clientes se voltaram para marcas que tinham certeza que eles poderiam confiar durante a pandemia.
Dentro dessas três áreas nasce um propósito, considerado uma motivação, que é o coração da marca. De acordo com a pesquisa da Nielsen, as empresas com compromisso comprovado com o propósito social superam os concorrentes em até quatro vezes.
É inevitável que marcas que não se movimentarem serão esquecidas. Como um braço estratégico, é necessário apoiar os seus parceiros a se manterem relevantes por uma nova proposta de valor e modelo de negócio, em um processo desafiador e realista.
*Lucas Prado tem experiência publicitária em inovação, estratégia e dados. Motivado por encontrar soluções que não sejam consideradas como spam pelos consumidores, se orgulha em propor experiências relevantes. Como um estrategista, seu objetivo principal é guiar empresas para uma relação saudável entre anunciante, consumidor e atender às necessidades internas. Atualmente é Gerente de Estratégia da Iris Worldwide Brasil.
Sobre a Iris Worldwide
A Iris é uma rede global de inovação criativa. Nós somos "For the Forward’. Uma mentalidade que reflete o conjunto diversificado de habilidades da Iris e o que oferecemos aos nossos clientes; a realidade de como abordar e se beneficiar da disrupção e da mudança, a fim de criar saltos ousados para a frente. Nós somos a favor daqueles espíritos aventureiros que são progressistas, motivados, inquietos e não irão parar até que encontrem a resposta certa. Hoje, na Iris, mais de 1000 pessoas em 14 escritórios em todo o mundo estão trabalhando com muitas das empresas mais ambiciosas e bem-sucedidas do mundo, incluindo Samsung, Starbucks e Adidas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>