Veja as razões pelas quais a empatia e a solidariedade podem ser boas para os negócios
Especialista da Mauá lembra que ações em prol do próximo aproximam e humanizam as empresas perante os consumidores
Durante a pandemia da Covid-19, a empatia e a solidariedade ganharam mais destaque no contexto social, ou seja, toda essa crise desencadeou uma grande necessidade de apoio emocional, social e material às pessoas. A empatia não é boa apenas para a individualidade e as relações interpessoais; ela também pode trazer vantagem competitiva no mundo dos negócios.
O professor de Marketing do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Geraldo Prado Guimarães Filho, lembra que muitas empresas já colaboram com causas importantes no Brasil, mas, com a atual pandemia, esse papel pode ser fortalecido e ampliado, uma vez que elas têm fortes redes de relacionamentos e podem fazer uso delas para promover causas sociais. Além disso, existe toda uma estrutura interna (Marketing, Logística, Finanças, Jurídico etc.) que permite uma utilização mais eficiente e eficaz dos recursos disponíveis, como fez uma grande marca de cosméticos no Brasil, que produziu algumas unidades de um perfume fora de linha para atender mães que perderam filhos para a Covid-19.
“Sem dúvida, além de uma estratégia de marketing, pois ações como essa aproximam e humanizam as empresas perante os consumidores, é uma forma de acalentar corações feridos. A empatia e a solidariedade nos negócios tornam as empresas, diante dos seus consumidores, mais compreensivas e preocupadas com as pessoas, e não apenas com os lucros de suas operações”, explica o professor Guimarães.
O especialista em Marketing aponta mais outras razões pelas quais a empatia e a solidariedade no mundo corporativo podem ser relevantes para o cenário empresarial e proporcionar-lhe benefícios:
- aumento da base de consumidores;
- ampliação dos índices de fidelidade;
- fortalecimento da imagem da marca e de seu valor de mercado;
- melhora do ambiente de trabalho e o fortalecimento do orgulho dos funcionários por fazerem parte da equipe de uma empresa responsável e o aumento do engajamento da equipe.
Um impacto relevante a ser reconhecido é o de uma possível melhora no desempenho financeiro em médio e longo prazos. “Para obter sucesso, a empresa deve, contudo, preparar-se e treinar seus funcionários, desenvolver campanhas internas de conscientização e divulgação dos projetos e das ações e resultados atingidos; deve pensar de forma solidária tendo isso como uma prioridade dentro dos negócios e, finalmente, deve incentivar a participação de sua equipe nos projetos, empregando os mais diversos instrumentos motivacionais”, finaliza.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT - promove o ensino científico-tecnológico há 59 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>