A gestão de impostos na cadeia de suprimentos pode representar ganho de eficiência para as empresas
Veja 3 dicas de como alinhar essa área a todas as operações que envolvem a empresa para que a gestão de impostos seja bem sucedida
Você sabe qual é a importância da busca de eficiência na cadeia de suprimentos? Também conhecida como supply chain, a gestão dessa área no Brasil pode ser muito complexa, pois envolve a organização e funcionamento de toda a cadeia de operações de um negócio, desde a compra da matéria-prima até a fabricação e entrega ao consumidor.
A gestão de impostos na cadeia de suprimentos é um conjunto de conceitos e boas práticas que tem como foco a análise de dados para mapeamento dos impactos fiscais ao longo da cadeia, com o objetivo de garantir o melhor resultado, com o maior lucro e o melhor fluxo de caixa.
Entender como são tributados todos os insumos da sua cadeia produtiva e buscar fornecedores com vantagens competitivas são estratégias que podem significar ganhos financeiros para o negócio. A compreensão dos impostos pagos nos gastos e nas receitas de uma empresa pode reverter cenários de geração de caixa, para melhor ou para pior.
Para que a sua empresa entenda mais sobre o assunto, a Nutax Digital, que nasceu para facilitar a transformação digital na gestão tributária, separou três pontos importantes para um bom alinhamento entre a gestão de impostos e o supply chain, - afinal, é necessário entender que perder competitividade e capacidade financeira são dois grandes problemas que uma empresa pode enfrentar caso não tenha uma gestão de impostos eficiente em sua cadeia de suprimentos.
1 – Garanta a compreensão:
Conheça e entenda com o seu time quais são os tributos que incidem sobre os seus materiais e qual o efeito deles em seu custo líquido de produção/venda. Saiba também quais tributos você cobra em sua nota fiscal.
2 – Conheça os seus fornecedores:
Entenda seu posicionamento estratégico e fiscal: quais são as vantagens e desvantagens de um determinado fornecedor, e o que os concorrentes dele podem oferecer em termos de tributação.
3 – Planeje e execute:
Identifique possíveis oportunidades, projete cenários e defina os objetivos. Execute e acompanhe os resultados de suas ações.
Sobre a Nutax
A Nutax Digital nasceu em 2020 com o propósito de empoderar as equipes de gestão de impostos de grandes empresas com ferramentas da era digital. Por meio de novas tecnologias + análise de dados + conhecimento humano, a Nutax garante insights estratégicos para melhorias de processos, e geração de ganhos de eficiência.
À frente dessa revolução e com toda expertise de mercado vinda do seu Fundador e CEO, Fernando Silveira, a Nutax vem ganhando o mercado com seu time de experts, inteligência de dados e gestão de impostos que usam a experiência do usuário como alavanca para entregar uma melhor performance, a menor carga tributária e o compliance ideal para seus clientes.
Além disso, a Nutax é a única empresa especialista em business intelligence para gestão de impostos que suporta os clientes na desenvolvimento, análise e implementação das decisões no Brasil. Entre seus clientes estão: Duratex, Centauro, Arco Educação, CPFL Energia, entre outros.
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