Começo, meio e fim: a importância do pós-venda na experiência completa do consumidor
Por Anny Marcelly Rodrigues Gomes, Gerente de Relacionamento da Printi
Muitas empresas, sejam as novas no mercado ou até mesmo as que já existem há anos, dão atenção especial para o processo de encontrar e adquirir novos clientes e acabam negligenciando uma etapa muito importante - a fidelização após a compra.
Segundo Philip Kotler, um dos principais especialistas em marketing do mundo, manter um cliente custa cinco a sete vezes menos do que conquistar um novo. Além disso, clientes fidelizados trazem outros benefícios para a empresa, como a promoção boca a boca da marca, economia de custos, melhora de receita, e coloca a empresa em uma posição melhor no mercado em relação aos concorrentes que não têm um plano estratégico de retenção de clientes. E a melhor maneira de começar este processo de fidelização é investindo numa boa área de pós-vendas.
Uma pesquisa do SEBRAE com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra um cenário preocupante - 85% das empresas brasileiras nunca mantiveram contato com o consumidor após uma compra. Em uma época em que a experiência do cliente é tão importante quanto o produto ou serviço oferecido, o setor de pós-vendas ajuda a encerrar a jornada de compra, que tem início a partir do primeiro contato com a marca, ao entender o nível de satisfação do comprador, solucionar dúvidas, receber feedbacks e entender as necessidades dele e pensar em como a empresa pode atendê-las numa próxima oportunidade. Clientes felizes estão muito mais dispostos a continuar comprando de uma mesma marca, o que por consequência, gera mais negócios e receita, e muitas empresas brasileiras não se deram conta disso ou simplesmente não veem necessidade de contato com o cliente após a finalização da compra.
Com a quarta revolução industrial tornando todos os serviços digitais e automáticos, as expectativas dos clientes quanto à experiência e atendimento oferecidos pelas empresas estão mais altas do que nunca e, por mais que ferramentas digitais e a Inteligência Artificial estejam sendo amplamente utilizadas para disponibilizar atendimento pós-vendas ao consumidor em tempo integral, ainda é necessário um olhar humano para personalizar e tornar esse contato mais próximo e humano. Saber valorizar os clientes, se interessar por eles, saber ouvir as críticas e evoluir sempre com ele sendo o foco da empresa, são habilidades essenciais para estreitar o relacionamento e garantir a longevidade do vínculo.
Se os consumidores são o ativo mais importante de uma empresa, eles devem se sentir tratados como tal. E em tempos difíceis para a economia brasileira como os que estamos vivendo desde o ano passado, executivos e empreendedores podem encontrar no pós-vendas um meio de se destacar em suas áreas, gerando mais valor para seus negócios e seus clientes, estabelecendo relacionamentos cada vez mais duradouros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>