Pagamento recorrente: confira 4 vantagens para os negócios
Alternativa ao boleto, modalidade já movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano como alternativa que automatiza o pagamento de produtos e serviços de uso contínuo
O pagamento recorrente, modalidade que automatiza o pagamento de planos e assinaturas sem impactar o limite mensal do cartão de crédito dos consumidores, traz várias vantagens ao faturamento de e-commerces, academias e escolas, entre outros segmentos. A chamada economia da recorrência já movimenta mais de R$ 1 bilhão no Brasil anualmente, de acordo com a ABComm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Christophe Trevisani, CEO da eNotas, única solução do mercado que automatiza a emissão de notas fiscais em qualquer lugar do Brasil, aponta as quatro principais vantagens do pagamento recorrente como alternativa ao boleto:
1. Menor barreira de entrada para novos clientes
"Um dos pontos mais interessantes na adoção do pagamento recorrente é a flexibilidade de entrada", comenta Trevisani. Neste modelo, os assinantes pagam na medida em que utilizam o serviço e não por adquirirem um produto (direito de uso X direito de propriedade). Assim, é possível garantir um preço geralmente mais baixo em curto e médio prazo.
O recurso ainda apresenta facilidades, uma vez que o pagamento pode ser realizado com periodicidade mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo do objetivo do negócio. "Esse fator proporciona também maior fidelização, uma vez que é viável oferecer benefícios de acordo com o plano contratado, como descontos ou recursos extras".
2. Menor risco de inadimplência
Como o valor faturado é automaticamente descontado do cliente, existe maior chance de que os pagamentos sejam realizados em dia. Apesar do boleto ser uma das maneiras de cobrança mais utilizadas no Brasil, o cartão de crédito é mais vantajoso tanto para o consumidor, quanto para a própria empresa. E o motivo é simples: "o recolhimento pode ser realizado periodicamente na data acordada, de maneira automática", diz.
3. Previsibilidade financeira
A cobrança recorrente garante que a empresa saiba quanto irá receber em determinado período. Assim, fica mais fácil desenvolver um planejamento financeiro e compreender o momento ideal de agir. "Esse controle se torna ainda mais relevante quando se conhece a data exata das entradas. Isso quer dizer que a equipe poderá planejar melhor a tomada de decisões, de acordo com a realidade da própria organização", aponta o executivo.
4. Gestão de estoque mais eficiente
E o estoque? Essa palavra gera arrepio em grande parte dos empresários, já que o alto volume de mercadorias paradas causa um enorme prejuízo. Aí, aparece outra vantagem do pagamento recorrente, que favorece uma gestão de estoque mais eficiente e lucrativa. Assim, o empreendimento não sofrerá com produtos em excesso nem com a falta deles.
Mas antes de decidir pela cobrança recorrente, o empresário precisa pesquisar sobre o respectivo mercado para checar se as assinaturas terão adesão. "É importante fazer uma análise detalhada sobre o número de clientes e a quantidade que necessita de um serviço contínuo. O modelo faz sentido para quem vende bem inicialmente e consegue manter ou aumentar o fluxo de conversões", finaliza Trevisani.
Sobre a eNotas: A eNotas é a única solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil, sem o cliente precisar se preocupar com as várias regras de emissão que variam entre as prefeituras. Oferece três produtos: "eNotas Emissor", plataforma voltada para quem vende online e precisa automatizar suas próprias NF-e conectado a um meio de pagamento online e/ou plataforma EAD; "eNotas Gateway - Emissão", plataforma que emite NFS-e, NF-e e NFC-e e fornece um canal único de comunicação com a Sefaz de cada estado e mais de 1.300 prefeituras; "eNotas Gateway - Consulta", plataforma para consultar e monitorar NFS-e e NF-e tomadas e prestadas da empresa em tempo "quase" real. A eNotas cuida das notas fiscais para que seus parceiros possam cuidar do próprio negócio.
NF-e: Nota fiscal de Produto (Comércio/eCommerce)
NFS-e: Nota fiscal de Serviço (Prestadores de serviço em geral)
NFC-e/CF-e (SAT/MFe): Nota fiscal de Consumidor - Cupom fiscal (Varejo em geral)
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