Eles fazem a diferença todos os dias: é o mês do atuário
Números, números e mais números. Essa é a realidade diária de quem é graduado em ciências atuariais e está ativo no ramo. E em abril celebramos o mês do atuário, um profissional que faz a diferença principalmente para o mercado de seguros. Embora essa ciência ainda não seja tão conhecida no cotidiano como deveria, sabemos o valor destes profissionais indispensáveis para vários segmentos.
Devido à sua expertise os atuários contribuem estrategicamente na elaboração das melhores soluções de proteção ao cliente. Responsável por mensurar os riscos assumidos pelas companhias seguradoras, o profissional desta área calcula as probabilidades associadas aos eventos e avalia a magnitude dos impactos decorrentes. A partir desses fatores, ele estabelece o dimensionamento de prêmios, indenizações, benefícios, provisões técnicas, além de zelar pela solvência de uma companhia.
Éder Oliveira, sócio fundador da Atuária Brasil, considera que a atividade atuarial é fundamental para a existência e bom funcionamento das empresas do mercado de seguros, pois os conhecimentos que os atuários possuem, somados à sua especialidade técnica vinculada ao risco, visam a busca permanente pelo equilíbrio econômico-financeiro das operações de seguros. “O profissional de ciências atuariais é o pulmão das seguradoras. Os riscos presentes nas operações em andamento, assim como a mensuração dos respectivos passivos são analisados e calculados pelo atuário. Atualmente, com a evolução da profissão, até os ativos financeiros que dão garantia às provisões técnicas também podem ser acompanhados e qualificados por esse profissional”, explica o experiente atuário.
Na avaliação de Oliveira, atualmente existem boas oportunidades para quem é graduado em ciências atuariais, mas o futuro da profissão é ainda mais promissor, já que o mercado segurador está ingressando em uma nova fase, com um elevado nível de competitividade, onde a criatividade na elaboração dos produtos e a clareza pelo qual eles são levados aos consumidores serão as vigas mestras dos líderes.
A SUSEP tem realizado esforços no sentido de favorecer a elevação desta competitividade, flexibilizando condições para que novas seguradoras possam operar no Brasil, pois o objetivo da Autarquia é promover o progresso salutar do setor com preços mais atrativos para os segurados: “isso abre uma boa lacuna de trabalho para a atividade atuarial, já que os profissionais desta área têm um papel fundamental junto às estratégias iniciais das novas seguradoras, participando da elaboração de seus planos de negócios, os quais preveem todos os ingredientes para organização e estruturação destas novas companhias, além da elaboração dos produtos que serão comercializados”.
Diante das transformações que vem atravessando o mercado segurador e que tem possibilitado o surgimento de produtos inovadores, o sócio fundador da Atuária Brasil salienta que a SUSEP tem trabalhado com vistas a favorecer a comercialização de seguros no formato digital: “com a evolução da tecnologia da informação, essa tendência deverá crescer cada vez mais. Os próprios corretores deverão estar adaptados a este modelo de negócios. Neste cenário é de vital importância o trabalho do atuário, que poderá aplicar seu conhecimento técnico no apoio à construção de novos aplicativos, com mecanismos mais simples e eficazes e que possam oferecer maior transparência junto ao consumidor, qualificando as novas vendas. Quem não acompanhar o progresso do mundo tecnológico irá ficar para trás”.
Ciente da importância do profissional de ciências atuariais para o pleno funcionamento do setor, o Seguro Gaúcho cumprimenta todos os atuários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>