Cinco dicas das fintechs de crédito para PMEs atravessarem a nova onda de infecções por Covid-19
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Segmento enfrenta desafios em meio às medidas que restringem funcionamento dos estabelecimento e que impactam diretamente no faturamento
Grandes responsáveis pela criação de empregos no Brasil, as micro e pequenas empresas responderam por 68,5% das vagas abertas no país em fevereiro. De acordo com levantamento do Sebrae com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, o índice corresponde a pouco mais de 275 mil postos de trabalho, mais do que o dobro das oportunidades geradas pelas companhias de médio e grande porte, que ficaram em 101,8 mil.
No entanto, com o novo período de restrições causadas pelo novo pico de casos de covid-19, os pequenos negócios assistem à queda do faturamento e acendem o alerta para demissões e falências. Não por acaso, a confiança dos empreendedores despencou em março, atingindo índices iguais aos da crise de 2014, segundo dados do estudo Sondagem Econômica MPE, realizado pelo Sebrae em parceria com a FGV.
Nesse cenário, os micro e pequenos empresários, que tendem a enfrentar mais obstáculos para obter crédito, podem tirar proveito de um mercado mais amplo de opções e buscar alternativas para um crédito mais barato e mais afinado às suas necessidades, aponta Rafael Pereira, presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital - ABCD.
"Uma dica interessante para este momento é pesquisar produtos e serviços com condições mais vantajosas para os pequenos negócios. As fintechs de crédito, por exemplo, oferecem linhas de crédito diferenciadas, como capital de giro sem garantia reais e empréstimo com garantia de imóvel", detalha Pereira, que lista mais algumas sugestões para enfrentar essa fase.
1 - Buscar melhores opções de crédito: a combinação de digitalização e inovação potencializadas na pandemia criou novos produtos e serviços que movimentam o mercado de crédito, com uma série de opções em condições especiais para os pequenos empreendedores. As fintechs de crédito oferecem modalidades como crédito com garantia de imóvel ou veículo e capital de giro sem garantias reais. Para além disso, fazem uma análise de crédito que enxerga os clientes de forma diferente, graças a uma análise mais individualizada de cada perfil, o que tende a facilitar o acesso dos pequenos empresários aos recursos.
2 - Potencializar a gestão financeira: como a imprevisibilidade tornou-se a ordem do dia, é importante estar atento às contas em aberto, datas de pagamentos, o quanto de juros está embutido nos débitos e ainda imaginar diferentes cenários para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
3 - Renegociar: o diálogo aberto e direto com fornecedores pode ser imprescindível para ajustar as contas, manter e até fortalecer as relações comerciais.
4 - Aumentar a presença digital: em tempos de isolamento social e restrições de abertura dos estabelecimentos, estar presente digitalmente é primordial. Se antes posts e contatos via rede social bastavam, hoje vale investir em uma comunicação mais próxima com o cliente, estreitando o relacionamento para solidificar o propósito da empresa.
5 - Gerenciar o estresse: com mais de um ano de duração, a pandemia segue criando um ambiente de incertezas. No entanto, é preciso ficar atento para que o estresse não acabe resultando em problemas de saúde e ansiedade, que vão complicar ainda mais o cenário. Apostar no autoconhecimento e em uma rotina voltada ao bem-estar, com momentos dedicados exclusivamente ao descanso e ao lazer, podem fazer a diferença no gerenciamento dos negócios.
Na avaliação do presidente da ABCD, levando em consideração esses cuidados, as PMEs podem atravessar esse período, ainda de incertezas, com mais tranquilidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19