Grandes Desastres: Titanic teve indenização apenas para a empresa dona do navio
Pensado para ser o navio mais luxuoso e seguro da época, o RMS Titanic foi lançado, em 1911, pela White Star Line. Mas o que deixou o navio realmente famoso foi a trágica viagem inaugural. Ele partiu de Southampton, Inglaterra, no dia 10 de abril de 1912, rumo a Nova York. Na noite do dia 14 de abril, colidiu com um iceberg, vindo a naufragar completamente no dia 15, com mais de 1.500 pessoas a bordo. A história foi recontada na produção cinematográfica de 1997, sucesso de bilheteria e premiada no Oscar. O acidente levou a mudanças nos padrões de segurança e de legislação marítima.
O seguro da embarcação foi pago 30 dias depois do acidente, correspondendo a 1 milhão de libras em valores da época. Porém, não havia nenhuma espécie de cobertura para passageiros. As vítimas só não ficaram desamparadas, porque um diretor da Cruz Vermelha americana criou um fundo de amparo que arrecadou U$ 161,6 mil na época, o que corresponderia a cerca de 4,2 milhões de dólares em valores atuais.
Dentre os passageiros, que possuiam seguro individual, a apólice mais elevada cobria US$ 50 mil em valores de 1912 para um empresário americano. Além de pessoas, o navio transportava obras de arte e objetos pessoais. Por conta disso, o naufrágio do Titanic marcou o primeiro acionamento de um seguro de automóvel por batida em iceberg. Foram pagos US$ 5 mil por um Renault.
Atualmente, existem muitos seguros para o setor náutico. O custo do seguro náutico irá variar, conforme a cobertura contratada, tipo de embarcação, tamanho, material do casco, ano de fabricação, região onde o barco navega e se o barco está ou não em marinas. Todos os proprietários de qualquer tipo de embarcação e uso – esporte ou recreio, embarcações de passageiros, cargas, pesca e qualquer outra atividade, nacionais ou importadas – são obrigados a contratar o Seguro Obrigatório de Embarcações, o DPEM. Os proprietários de embarcações que deixarem de contratar esse seguro estão sujeitos ao pagamento de multas igual ao dobro do prêmio anual e não expedição do registro, termo de vistoria ou certificado de regularização da embarcação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>