No Brasil, empresas biônicas têm desempenho superior e mais resiliência durante crises
A análise conduzida pelo Boston Consulting Group no primeiro semestre de 2020 também aponta a importância do investimento em recursos digitais
Em 2020, as empresas biônicas brasileiras apontaram desempenho superior quando comparadas às laggards, com 15% de diferença de capitalização de mercado. Essa é uma das principais conclusões de análise conduzida pelo Boston Consulting Group (BCG). Para a consultoria, empresas biônicas são aquelas que combinam tecnologia com capacidades humanas para atingir um desempenho superior.
O BCG revela que a medida em que empresas biônicas apontam um crescimento anual de 11,7% do EBITDA, as consideradas laggards registram uma queda de 6,3%. A análise também evidencia que elas poderiam ter aumentado o seu Enterprise Value (EV) em R? 180 bilhões em um período de dois anos se tivessem crescido na mesma velocidade que as biônicas. Para o BCG, em ambos os casos, há um valor relevante em jogo para justificar o investimento em recursos digitais.
Neste sentido, a análise também tem como objetivo compreender as diferenças em como as empresas biônicas investem em recursos digitais, considerando se operam com foco B2C ou B2B. O primeiro destaque mostrou que as biônicas B2C tinham um foco muito mais forte nas áreas de conhecimento que mais importavam para seus segmentos, investindo 4 vezes mais em questões relacionadas à experiência do cliente, por exemplo. Uma lógica semelhante se aplica às empresas B2B: os líderes digitais investem 5 vezes mais para tornar suas operações cada vez mais biônicas, em relação às empresas laggards. Os investimentos são focados na Indústria 4.0, blockchain, realidade virtual e automação de processos.
O BCG também analisou dados de empresas biônicas brasileiras de vários setores para descobrir motivos potenciais para o alto desempenho. Um dos exemplos de maior sucesso foi encontrado no setor de varejo. A organização foi capaz de não apenas investir em várias ferramentas digitais, mas também realizar a criação de um ecossistema digital ao alavancar negócios adjacentes ao seu núcleo. Iniciativas impulsionadas pela tecnologia - como um laboratório de inovação, uma experiência de cliente multicanal, pagamentos especiais e serviços de entrega - contribuíram significativamente para o início de tal ecossistema.
O BCG ressalta que investir em tecnologia sem realizar uma qualificação e capacitação adequada da força de trabalho não permitirá o desfrute dos benefícios que os meios digitais e tecnológicos podem oferecer. Para que as empresas possam alcançar resultados superiores e duradouros, é essencial que elas se tornem biônicas, ou seja, elas devem combinar talentos capacitados?? com tecnologias de ponta.
Estudo na íntegra: https://www.bcg.com/en-br/2020-digital-making-any-business-crisis-proof
Sobre o Boston Consulting Group
O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais, ajudando-as a enfrentar os mais importantes desafios e capturar as melhores oportunidades. O BCG foi pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado, em 1963. Hoje, ajudamos nossos clientes com total transformação, inspirando mudanças complexas, permitindo o crescimento das organizações, construindo vantagem competitiva e gerando resultados de impacto.
Para ser bem-sucedidas, as organizações precisam combinar recursos digitais e humanos. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG ajuda a solucionar desafios por meio da prestação de serviços de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia, design, corporate e digital ventures - além de propósito de negócios. Trabalhamos com um modelo colaborativo único que gera resultados e permite a nossos clientes prosperar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>