Dia da Gentileza inspira empresas a incentivarem boas atitudes no trabalho
Professor conta a história do Profeta Gentileza em palestras
No dia 13 novembro é celebrado o Dia Mundial da Gentileza. A data existe desde 1996 e surgiu durante a conferência World Kindness Movement na capital do Japão, Tóquio, que reunia estudantes e grandes pensadores de várias partes do mundo, como líderes religiosos e políticos.
Por coincidência, em 1996 também foi o ano da morte de José Datrino, aos 79 anos, que ficou conhecido como o Profeta Gentileza. Durante décadas, o homem de origem simples, nascido no interior de São Paulo, pregou o princípio da gentileza pelas ruas do Rio de Janeiro, onde viveu grande parte da sua vida, e se tornou uma espécie de lenda urbana. As intervenções feitas por ele viraram murais considerados patrimônio artístico-cultural do RJ e ainda estão por toda a cidade - desde as 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro até praças, pontes e calçadões. Os murais passaram por um processo de restauração pela prefeitura em 2010.
As mensagens espalhadas pelo profeta se expandiram ao longo dos anos e despertaram o interesse de estudiosos. O artista plástico, pesquisador e professor de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) Leonardo Guelman é criador e coordenador do movimento Rio com Gentileza, criado pela preservação da obra do profeta. No ano 2000, lançou o livro "Brasil: Tempo de Gentileza", que conta a vida e história de José Datrino.
Atualmente, Guelman perpetua os ensinamentos do Profeta Gentileza em escolas, universidades, palestras e encontros. Nesta sexta-feira (13), o professor falará sobre o tema durante uma conversa com os 250 funcionários da Ceptis, empresa de tecnologia sediada no bairro de Santa Cruz (RJ). Para ele, levar à frente a missão do Profeta Gentileza é possibilitar que a sociedade se reestabeleça como tal. "Pensar em uma cultura da gentileza é complexo, mas é fundamental. Não é só ajudar o idoso a atravessar a rua, é mais do que isso É pensar na cultura de forma mais ampla, uma ética de exercício da diferença. Esse exercício no mundo corporativo é importante para que dirigentes e equipes abram o campo de interrelação é criem um espaço saudável das relações de trabalho, de escuta e aceitação", diz.
A Ceptis conta com um programa diferenciado de gestão humanizada. O diretor de Pessoas e Administração da Ceptis, Paulo Paixão, conta por que a empresa escolheu celebrar o Dia da Gentileza. "Nós, da Ceptis, temos como princípio manter não apenas o desenvolvimento profissional, mas também pessoal dos nossos funcionários. A iniciativa de celebrar a data é para estimular pequenos gestos de gentileza, que fazem com que a qualidade de vida no trabalho seja muito maior", avalia.
Além da palestra com Leonardo Guelman, a Ceptis prepara uma série de ações colaborativas que serão surpresa para os funcionários, com o tema "gentileza gera gentileza". A iniciativa faz parte das comemorações de final de ano da empresa.
Gentileza gera Gentileza
Hoje estampada em adesivos de carros, camisetas, quadros de decoração e diversos outros artigos, a expressão "gentileza gera gentileza" foi criada por José Datrino e se espalhou por todo o país como uma mensagem de estímulo a gestos de empatia e educação. A história do profeta também foi contada durante o carnaval de 2001, pela escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, com enredo de Joaozinho Trinta.
Sobre a Ceptis
Criada em 2016, a Ceptis é uma empresa moderna, ágil, e eficiente, que detém o direito de explorar as atividades tecnológicas para tintas de segurança e rastreabilidade segura garantindo a qualidade, a originalidade e qualidade de diversos produtos. A Ceptis tem como propósito integrar tecnologias digitais, de tintas de segurança e soluções sustentáveis para diversos mercados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>