Oito dicas para fidelizar os consumidores na Black Friday
Lucas Palombo, CEO da BrandLoyalty, aponta a criação de experiências de valor como ferramenta útil para uma marca se destacar em campanhas de fidelidade no período de final do ano
Em um ano em que o comércio vem enfrentando desafios, a Black Friday (27 de novembro) pode ser uma grande oportunidade para que as empresas aumentem suas vendas e conquistem novos clientes. Em meio a tantas ofertas, as marcas têm o desafio de se destacar para cativar os consumidores e construir um relacionamento. Para garantir isso em um curto espaço de tempo, como o período de final de ano, as estratégias de fidelização são fundamentais.
Lucas Palombo, CEO da BrandLoyalty, líder global de estratégias e campanhas de fidelidade, responsável pela criação da "febre dos selinhos" em supermercados brasileiros, apresenta oito dicas para as empresas conquistarem os clientes durante a Black Friday e construírem um relacionamento sólido. "Sabemos que essa época do ano é a mais importante para o comércio, com a chegada da Black Friday e do Natal. Aproveitar a data para fidelizar os clientes pode ser a chave para criar soluções sustentáveis para os desafios do contexto atual", explica.
Com os movimentos de retomada econômica, construir e manter uma base sólida de clientes fiéis à marca pode ajudar as empresas a ter mais sucesso na empreitada de superar os desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Segundo Palombo, as melhores ferramentas que podem ser utilizadas na Black Friday e também no Natal com o objetivo de fidelizar clientes são as que estimulam a criação de experiências de valor no relacionamento.
Confira as iniciativas indicadas pelo CEO da BrandLoyalty para fidelizar clientes na BlackFriday:
1 - Ofereça a possibilidade de relacionamento mesmo em um curto período de tempo, por exemplo, com campanhas que estimulem o consumidor a continuar comprando em troca de uma recompensa ao longo da semana da Black Friday ou até o período do Natal.
2 - Olhe para o seu público com profundidade. Entenda como ele se comporta, suas preferências e a melhor forma de recompensá-lo pela fidelidade com a sua marca, agregando valor ao relacionamento.
3 - Leve sua campanha até onde o cliente está. Com a transformação digital e a pandemia, as pessoas têm buscado comodidade, segurança e conforto, pesquisando produtos e serviços no ambiente digital. Integre os canais on e off-line nas campanhas de fidelização e comunique-se com os consumidores também de forma direcionada por canal.
4 - Invista em uma comunicação clara e fácil para que o cliente entenda as regras da ação de fidelização e se sinta instigado a participar. Torne tudo mais simples e atraente, com clareza a respeito das regras e processos simples para a participação.
5 - Entenda o seu público. Estude e analise os dados dos usuários para realizar uma campanha assertiva e tenha uma visão macro dos tipos de "personas" dos clientes, a partir de seus diferentes perfis.
6 - Estimule um sentimento de comunidade e de causa nas iniciativas de fidelização, incluindo uma preocupação que pode ser social, ambiental, de saúde ou comportamental.
7 - Transforme uma ação de fidelização em um jogo, desafio ou em uma perspectiva de coleção. A gamificação é uma tendência que veio para ficar e pode ser especialmente útil na construção de relacionamento com as novas gerações. Já a coleção agrada consumidores de todas as idades.
8 - Crie experiências de valor. Use a criatividade para criar campanhas que surpreendam o consumidor e alinhem a experiência de compra a um propósito. Faça com que o consumidor se identifique com a forma que a marca se posiciona e perceba valor no que está sendo oferecido e apresentado. Torne isso claro na jornada de compra.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>